O que faço para deixar de ser inseguro?

por Eduardo Ferreira Santos

"Isto está me prejudicando e muito… preciso de ajuda."

Continua após publicidade

Resposta: A insegurança é um dos sentimentos mais naturais do Ser Humano, uma vez que não podemos prever o futuro e somos levados a agir, de certa forma, na "escuridão do porvir". Isto é, tudo pode acontecer e apenas podemos ter cautela em nos arriscarmos na grandiosa aventura da vida.

Há no entanto, aquelas pessoas que se deixam levar pelo medo e não acreditando nas suas habilidades para enfrentar os obstáculos que a vida apresenta, se deixam paralisar, chamando a isso de insegurança.

Isso pode acontecer devido a diversos fatores desde biológicos, psicológicos e sociais.

Alguns de nós, de fato, nascem com deficit de alguns hormônios e neurotransmissores que impossibilitam um desenvolvimento saudável da personalidade (fator biológico). Outros, mesmo sendo biologicamente aptos, recebem uma educação baseada no medo e na hesitação, gerando uma série de crenças pautadas na possibilidade de que as coisas na vida ocorram de forma desastrosa ou pelo menos fracassadas (fatores psicológicos) e que podem ser reforçadas por experiências anteriores de fracasso.

Continua após publicidade

Há, ainda as situações sociais efetivamente complicadas de se enfrentar e que geram tensão e medo em qualquer um.

Portanto, analisando cada um desses fatores, é preciso um cuidadoso exame pessoal para descobrir o que pode estar fazendo com que você tenha esse sentimento de insegurança. Isso apenas um bom psiquiatra ou psicoterapeuta poderá ajudá-lo a resolver.

Atenção!

Continua após publicidade

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracterizam como sendo um atendimento.