Tenho chance de arrumar emprego depois dos 50?

por Roberto Santos

"Tenho 51 anos, trabalhei 31 num hospital que há dois anos mandou 200 funcionarios embora sem pagar seus direitos e devendo três meses de salário. Para me manter, fui obrigada a me aposentar. Procuro emprego na área hospitalar e não consigo. Devo desistir?"

Continua após publicidade

Resposta: Claro que você não deve desistir! Apaixonada pelo belíssimo trabalho em hospitais e tão jovem ainda, nesses tempos em que nossa expectativa de vida já está por volta dos 80. Você está no auge de sua carreira! Não quero com isso diminuir a complexidade da situação que você vive. Desempregada, com salário alto em carteira, numa economia em crise, e com um mercado de oferta maior do que procura, resulta num período muito maior para se recolocar.

Uma sugestão, que pode parecer estranha, é que nestes dois anos em que não recebeu salário de um outro empregador, você já poderia ter se voluntariado numa ONG, quando realizaria sua paixão pelo que faz, e daí estabeleceria uma possível ponte para uma atividade remunerada nessa instituição ou em outra.

Não desista, mas não se fixe no propósito de voltar para o mesmo cargo e faixa salarial que tinha antes. Volte ao trabalho que ama. Acredito que numa hora você será recompensada.