Demonstro segurança para as pessoas, mas sou o oposto na intimidade. O que faço?

por Eduardo Ferreira Santos

"Além do mais, tenho dificuldades de relacionamento. Não consigo namorar, pois fujo por medo de sofrer. Embora seja bem-sucedida financeiramente e independente."

Continua após publicidade

Resposta: Como foi descrito pelo psiquiatra e psicanalista C.G. JUNG, todos nós temos duas dimensões em nossa personalidade: uma é a PERSONA (aquela que mostramos exteriormente) e a outra, a SOMBRA (que contém todo um desagradável material psicológico consciente e inconsciente).

Na SOMBRA está a estrutura de nossa personalidade, recalcada pelos "traumas" que vivenciamos ao longo da vida e vão deixando suas marcas profundas em nosso modo mais íntimo de ser.

Às vezes, exageramos nesta apresentação de nossa PERSONA, transformando-a em uma verdadeira MÁSCARA que oculta quem somos verdadeiramente e acabamos por perder nossa própria individualidade, criando um ser fictício, algo assim "para uso externo", com o objetivo de agradarmos as pessoas e sermos recompensados em nossas carências interiores.

Em cada fase da vida, particularmente nos períodos potencialmente críticos (que são naturais e fazem parte do crescimento), inconscientemente provocamos alterações nessas duas facetas de nossa personalidade o que é preciso ser encarado com naturalidade e coragem.

Continua após publicidade

Assim, talvez valha a pena, em períodos assim, procurar por uma psicoterapia, que seja breve, focal, apenas para "desamarrar" esse nó que, no momento, pode estar causando angústia e sofrimento psicológico.