Dentes do siso: extração é melhor solução?

Da Redação

Entre 17 e 21 anos, geralmente costumam nascer os dentes do siso, ou terceiros molares. São quatro: dois na arcada superior e dois na arcada inferior (cantos direito e esquerdo). Quando falta espaço na arcada dentária ou o dente não se encontra em posição correta, pode acontecer o apinhamento de outros dentes, dando sinais de que talvez o siso tenha de ser extraído.

Continua após publicidade

“Os dentes do siso vêm perdendo espaço na boca das pessoas. Aparentemente, uma das prováveis causas é a alimentação. Nós não nos alimentamos como há 30 anos. O fato de hoje os alimentos estarem cada vez mais processados contribui grandemente para o desaparecimento dos quatro dentes do siso por falta de utilidade”, diz o cirurgião-dentista Marcelo Rezende.

Rezende diz que a ingestão de grandes quantidades de alimentos macios nas refeições, como hambúrgueres, salgadinhos e pão de forma prejudica a tração dos músculos. “Como a pessoa não precisa mais fazer esforço para mastigar os alimentos – além de alguns terem o mau hábito de engolir quase sem mastigar – ocorre uma diminuição do estímulo de crescimento, resultando na falta de espaço para acomodar mais dentes”.

A opção de utilizar aparelhos ortodônticos para acomodar os dentes do siso ou de extraí-los depende da avaliação de um especialista. “Sempre que se tira o siso superior, é necessário também extrair o inferior, sob pena de a pessoa sofrer em dobro e passar a morder enviesado. É necessário avaliar caso a caso”, diz o especialista.