Como me livrar da dependência de tolueno?

por Danilo Baltieri

"Estou há três meses usando e preciso parar urgente."

Continua após publicidade

Resposta: Tolueno é um solvente volátil presente em vários produtos industriais e domésticos, como sprays de tinta, colas e removedores.

Exposição às largas concentrações dessa substância pode ser acidental, principalmente entre aqueles que trabalham com essas substâncias, ou mesmo intencionais, entre aqueles que usam o tolueno com propostas recreativas. Tem sido primariamente abusado por jovens adolescentes, através da inalação direta dos produtos que contêm tolueno ou mesmo por meio de sacos onde os produtos se encontram.

Essa substância provoca alterações nas membranas celulares, produz metabólitos (moléculas) altamente tóxicos para o fígado e gera depressão do Sistema Nervoso Central através da ação sobre diferentes sistemas de neurotransmissores.

O tolueno é rapidamente absorvido depois da inalação, sendo detectado no sangue arterial dentro de 10 segundos depois da exposição. Por ser altamente solúvel em gordura, acumula-se rapidamente em tecidos corporais ricos de lipídios, como o cérebro.

Continua após publicidade

Efeitos do tolueno

Tem vários efeitos para os usuários, tais como:

Psicológicos: euforia, sensação de grandiosidade, sensação de estar flutuando, distorção das percepções, prejuízo da memória, delírios e alucinações;

Continua após publicidade

Fisiológicos: irritação do nariz, garganta e olhos, cefaleia, perturbação do equilíbrio, tontura, náusea, vômitos, depressão respiratória, convulsão, danos aos rins e fígado, coma e morte.

Pesquisas têm registrado casos de dependentes dessa substância com sintomas de síndrome de abstinência, como irritabilidade, tonturas, insônia e grave ansiedade.

Os efeitos do uso do tolueno podem ser devastadores, como indicados por seus efeitos. Alterações do funcionamento e estrutura cerebrais têm sido descritos por vários pesquisadores ao redor do mundo. Os efeitos lesivos da substância dependem da suscetibilidade individual e do tempo de consumo. Assim, você deverá procurar urgentemente *um profissional especializado para o manejo do seu problema e a interrupção imediata do consumo.

Embora não existam medicações aprovadas por órgãos de saúde governamentais para o tratamento específico da dependência do tolueno, os sintomas da dependência e da síndrome de abstinência devem se manejados através da utilização de medicações sintomáticas. Existem medicações que podem contrabalançar os efeitos lesivos dessa substância e precisam ser utilizadas em determinadas situações. Apenas o médico especialista poderá determinar qual a medicação a ser prescrita. Também, uma abordagem psicossocial deverá ser iniciada a fim de ajuda-lo no processo de recuperação.

Você está fazendo uso de uma substância altamente tóxica para o seu corpo. O risco de falha cardíaca existe, bem como de lesões a órgãos como cérebro, fígado e rins. Portanto, não deve perder tempo e precisa procurar um especialista com urgência. Seja rápido.

* Psiquiatra especializado em dependência química.