23% dos brasileiros sofrem de depressão pós-ferias aponta pesquisa

Da Redação

Foi o que revelou a pesquisa realizada pela Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), voltada para a investigação e gerenciamento do estresse. O levantamento foi feito com 540 profissionais de diversas áreas de atuação, com idades entre 25 e 60 anos.

Continua após publicidade

Dores musculares e de cabeça (87%), cansaço (83%), ansiedade (83%) e angústia (89%) são os sintomas mais comuns entre as pessoas que sofrem desse mal. A pausa na rotina profissional é o momento de colocar a vida em ordem, descansar, recarregar as energias e renovar projetos para uma nova etapa. Então, o que explica o panorama apresentado?

O estudo aponta que 93% das vítimas de depressão pós-férias se sentem insatisfeitas profissionalmente; 86% não veem possibilidade de promoção ou crescimento; 71% consideram o ambiente de trabalho hostil ou pouco confiável e 49% têm conflitos no local de serviço. Ou seja, pessoas que perderam o sentido de sua missão de vida.

Segundo o consultor Anderson Cavalcante, para reverter esses números é preciso proporcionar um reencontro com seu EU, resgatar aquilo que realmente importa pra você. Segundo ele, é fundamental sabermos qual é nossa missão no mundo, “para que viemos”, o que queremos ser e realizar. Viva o que realmente importa na sua vida e não sofra de depressão pós-férias.

* É administrador de empresas com ênfase em Marketing e MBC pela University of Florida.

Continua após publicidade