Cinco dicas essenciais para alimentar-se bem durante o verão

Da Redação

No próximo dia 21 de dezembro começa o verão. Com isso a ânsia por mostrar um corpo saudável e em boa forma aumenta e, consequentemente, são cometidos alguns abusos como, por exemplo, a má alimentação. Nessa época é preciso ter cuidado redobrado. O surgimento de intoxicação alimentar aumenta e o risco de desidratação também.

Continua após publicidade

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, entre os anos de 1999 e 2007, ocorreram 5.699 surtos de doenças transmitidas por alimentos, sendo que 50% desse total foram causados por bactérias. Portanto, é importante atentar-se ao armazenamento e manuseio correto dos alimentos, pois com as altas temperaturas o risco de deterioração é grande e o aumento de intoxicação alimentar se acentua.

Como o refúgio das pessoas à praia nessa época também é grande, o cardiologista e nutrológo do HCor – Hospital do Coração, Dr. Daniel Magnoni, alerta. "O ideal é que se evite o consumo de alimentos em quiosques que não tenham infraestrutura adequada e os alimentos vendidos por ambulantes, pois muitos possuem grande potencial de contaminação através dos molhos e cremes. Além disso, o consumidor deve verificar se o produto está dentro do prazo de validade", esclarece.

O especialista ainda explica a importância da elevação do consumo de líquidos. "O consumo de água, chás gelados, sucos e líquidos em geral ajudam a repor a água do corpo. Frutas e verduras também são fontes importantes de minerais que se perdem facilmente na transpiração, por isso deve-se ter a preocupação com a ingestão de muito líquido e a reposição desses minerais para manter a hidratação", acrescenta.

Além da preocupação com a hidratação do corpo, é importante não esquecer a ingestão de alimentos ricos em fibras, que facilitam a digestão, como legumes, verduras e o consumo de azeite extra-virgem nas saladas e também na preparação dos alimentos. Esses alimentos, além de fazer bem ao organismo, têm baixo índice calórico.

Continua após publicidade

Dicas de alimentação no verão:

– Consumir pelo menos 2,5 litros de água por dia;

– Fazer todas as refeições diárias, porém optar por alimentos mais leves, ou seja, menos gordurosos e diminuir o consumo de sal;

Continua após publicidade

– Abusar dos legumes e das frutas por serem alimentos de fácil digestão;

– Evitar molhos prontos, principalmente aqueles que com maionese;

– Abusar das saladas cruas e regue com azeite extravirgem.