DESTAQUES

Por que desabafar com um amigo faz bem

Gilberto Coutinho 01/01/2016 PSICOLOGIA
Aliar esse comportamento à psicoterapia faz muito bem

por Gilberto Coutinho

É sabido que a conversa franca com uma pessoa de confiança ou o desabafo com um verdadeiro amigo podem fazer alguém sentir-se melhor. Isso ocorre porque a própria expressão verbal, a queixa e a confissão de um segredo pesado também possuem, em sua essência, um grande valor catártico - purificador. Mas isto, por si só, não exime a necessidade de se fazer psicoterapia.

Isto porque existe uma força impulsionadora que está por trás do comportamento de uma pessoa, que é a necessidade de aprimoramento, crescimento pessoal e auto-realização.

Por isso, diante de problemas de difícil solução, que a pessoa não consegue resolver sozinha, com a própria força de vontade e com a ajuda de amigos, a psicoterapia poderá ser de grande valor.

Inicialmente, a psicoterapia visa proporcionar o encontro, o reconhecimento, a conscientização das tendências e dos esquemas emocionais adoecedores. A partir de então, se efetua a ruptura dos afetos, dos obstáculos, pré-julgamentos que, em última análise, seria a quebra dos mecanismos neurotizantes que mantêm a pessoa em angústia e ansiedade, que fazem adoecer todo o seu sistema.

Tratamento da alma

Conceitua-se psicoterapia - do grego "psykhe", "alma" e "therapeia", "tratamento" - como o conjunto de técnicas terapêuticas empregadas para se tratarem os distúrbios cuja origem seja psíquica, ainda que eles provoquem manifestações somáticas, sendo sua ferramenta principal a palavra.




Gilberto Coutinho

É Naturopata e Acupunturista com formação em "Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda)", em "Yogaterapia" pela "World University Roundtable" - Arizona, USA, em "Massoterapia Indiana Ayurveda", em "Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura" (Membro da "Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil" - SP, em "Massoterapia Chinesa'.



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.