Desejo de vingança motiva alienação parental

por Tatiana Ades

Alienação parental foi um termo criado pelo psiquiatra americano Richard Gardner para designar a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a influencia para romper os laços afetivos com o outro cônjuge.

Continua após publicidade

Isso pode gerar na criança ansiedade e até medo em relação ao outro genitor.

Em brigas constantes por conta da separação, é muito comum pais usarem os filhos com o propósito de causar raiva no parceiro, inclusive por vingança.

Isso pode se dar de diversas formas, a mais comum é o diálogo que o adulto estabelece junto ao filho, muitas vezes chamando o ex de covarde, insensível… contando para a criança sobre infidelidades e etc. Enfim, expõe o filhos(s) de forma absurda para poder atingir o parceiro.

A maneira mais extrema é fazer o possível para que o ex não tenha direito a visitas. Nesse caso, como dito acima, usa-se a criança como forma de se vingar.

Continua após publicidade

Percebo nessas atitudes, uma infantilidade enorme por parte dos pais, um egoísmo imenso e uma falta de sensibilidade para lidar com os próprios filhos.

A criança jamais deve ser exposta a brigas dos pais, nunca deverá tomar partido, escolher um dos lados, isso lhe causará sofrimento e angústia profunda.

Os pais adultos porém, "crianças no momento da separação", devem pensar no bem-estar dos filhos em primeiro lugar. Nesse sentido, o bem-estar da criança nunca precisará escolher entre o pai ou a mãe e ser impedida de visitar um dos dois.

Continua após publicidade

Esses pais devem repensar suas atitudes e agirem como adultos, deixando os filhos fora de qualquer situação caótica. Usar uma criança como escudo e ataque é mostrar falta de amadurecimento emocional.

Crianças submetidas à alienação parental apresentam os seguintes sintomas:

– irritabilidade com colegas da escola e em casa;

– falta de ânimo para atividades escolares e tarefas do dia a dia;

– agressividade com colegas, professores e familiares;

– depressão fraca e grave.

Adultos que se vingam através dos filhos apresentam:

– baixa autoestima;

– baixa tolerância à frustração e abandono;

– sentimento de raiva constante;

– irritabilidade com filhos e família;

– depressão, insônia e raiva constantes.

Se você se identificou como um adulto que está usando o seu filho para se vingar do ex, sempre é possível refazer a situação. Caso não consiga lidar com essa situação sozinho (a), seria aconselhável buscar ajuda psicoterapêutica.