Largar cigarro aumenta desejo sexual?

por Marcelo Toniette

"Depois que deixei de fumar, sinto uma necessidade maior de ter relações sexuais. Às vezes tenho que recorrer à masturbação. Isso tudo é normal?"

Continua após publicidade

Resposta: Normal ou anormal? Você já reparou como esses dois adjetivos estão presentes quando o assunto é sexo? É como se existissem regras rígidas que estabelecessem o que deve ficar no campo da normalidade e o que deve ficar no campo da anormalidade, na ilusão de que isso fornecesse algum tipo de garantia ou de permissão na vivência sexual.

Que tal mudar o normal e o anormal por: o que é possível e o que não é possível para você, ou o que é possível ou não é possível para você e o seu parceiro?

Vamos pegar o seu exemplo, “É normal a masturbação, sendo casada”? Se eu lhe disser “é normal”, ou “é anormal”, vai lhe fazer alguma diferença em termos de prazer? Você está colocando alguém em risco, ou mesma você em risco? Se você está fazendo isso na sua intimidade, quero dizer, se você não está masturbando-se em público, qual o mal disso? Nenhum. Esse é o seu jeito singular de provocar e de sentir prazer.

Imagine agora que você sente que o seu desejo sexual aumentou e, como no sexo o “normal”, e o “anormal” são presentes, você começa a acreditar que você tem um problema sexual? Não cometa essa arbitrariedade consigo. Cair no “normal” e no “anormal” é cair na restrição do OU isso, OU aquilo, perdendo de vista as inúmeras possibilidades que a vida oferece.

Continua após publicidade

Aproprie-se de forma positiva dessa tua determinação, dessa tua escolha de ter largado o vício do cigarro e dessa disponibilidade de sentir desejo. Você está viva! Isso é o que importa! Não tenho conhecimento da correlação entre parar de fumar e o aumento do desejo sexual, mas independe se existe, ou não, uma correlação creio que o mais importante é que você esteja atravessando um momento muito positivo em sua vida.

Muitos casados masturbam-se

A masturbação é uma possibilidade a mais de estímulo e de obtenção de prazer independente do estado civil de uma pessoa. Muitas mulheres e muitos homens, mesmo casados, se masturbam. Não tem nada de anormal nessa prática.

Continua após publicidade

A masturbação, no seu caso, não está sendo um problema, mas uma solução, mesmo que paliativa, do momento que você vivencia com seu marido. Só não se esqueça que uma relação é uma via de mão dupla. Não fique apenas na masturbação. Aproveite este momento em que você sente seu desejo sexual aumentado e, junto com seu marido, descubram novas possibilidades de prazer. Namorem mais, saiam mais juntos, torne especial os momentos em que ficam juntos.

Em termos sexuais, seria interessante que de uma forma carinhosa e direta você expusesse para seu marido como você se sente diante da indisponibilidade dele e que descobrissem juntos o que poderiam fazer para encontrar possibilidades que satisfizessem a ambos. Só não vale ficar cada um por si. Compartilhem suas vidas, ok? Boa Sorte!

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento