Não tenho mais desejo sexual pelo meu marido, mas não vivo sem ele

por Sandra Vasques

Resposta: Muitos casamentos se mantêm em função da dependência econômica e/ou emocional do casal. Quando você diz que não vive sem seu marido, é porque de alguma forma depende dele. Se não tem mais desejo sexual por ele, terá que avaliar qual é a importância de sua satisfação neste quesito e então decidir que caminho seguir.

Continua após publicidade

Muitas pessoas não consideram o prazer sexual como algo realmente importante e abrem mão do mesmo, dando prioridade ao companheirismo, ternura, amizade. Mas quando o sexo é algo importante para a satisfação pessoal e qualidade de vida, e a pessoa que está ao seu lado não satisfaz, o que fazer? Um outro parceiro pode fazê-la feliz, você permanecendo ou não casada.

Mas você precisará avaliar seus valores para saber se se permite ter uma relação extraconjugal. Muitas pessoas optam por esse caminho e até melhoram o relacionamento com o cônjuge, pois um aspecto que impedia o entendimento e gerava tensões foi resolvido. No entanto, muitas pessoas que têm um outro parceiro fora do casamento sentem-se muito culpadas e acabam por piorar sua situação emocional.

Além disso, ter uma relação extraconjugal traz o risco de mágoas profundas e do rompimento da relação, se o companheiro descobrir que foi traído. Assim, ter um outro parceiro, permanecendo casado, tem suas possibilidades de perdas e ganhos e precisa ser bem avaliada. A separação pode ser um caminho e então ter a liberdade de escolher um outro par, com quem se identifique sexualmente.

Mas para isso, terá que avaliar o que a faz dependente de seu marido e começar a trabalhar para superar esse limite. Se não fizer isso, provavelmente não terá forças para romper a relação e daqui a algum tempo poderá olhar para trás com amargura por não ter tomado essa decisão e se dado a oportunidade de viver uma outra relação mais prazerosa.

Continua após publicidade

Se não conseguir avaliar sozinha, procure ajuda psicológica. Essa ajuda também poderá vir no sentido de identificar o momento e as causas que levaram a perda do desejo sexual por seu marido. Quem sabe ainda é possível reverter a realidade atual, já que ele é tão importante para você. Mas não deixe de buscar o caminho para sua satisfação pessoal.