Desejo por sexo anal não caracteriza homossexualidade masculina

por Sandra Vasques

"Há alguns anos meu marido insiste para que eu introduza um pênis de borracha nele. Como não topo esta prática, nossa vida sexual está insuportável. Estou deprê e sem nenhum desejo. Acho que o amor acabou, pois são anos de insistência e não aceito. Sou romântica, temos 27 anos de casados, mas está insuportável. Ele tem atração por travestis, mas não tem coragem para procurá-los."

Continua após publicidade

Resposta: Em primeiro lugar é importante olhar para o fato de seu marido ter tido a coragem de contar para você o desejo que ele tem. Isso revela confiança e intimidade entre vocês: ponto positivo. Ele contou, mas você não conseguiu perceber essa prática como algo prazeroso e gostoso para você e se recusou a realizá-la. Isto também é positivo: não somos obrigados a fazer coisas com as quais não concordamos ou gostamos na vida sexual, mesmo que seja importante para o outro.

Você se sente cada vez mais sem desejo e deprê, e isso pode ser bem compreendido já que para que haja o desejo, um dos fatores que contam muito é que precisamos identificar o outro como objeto de desejo, com algumas características que nos encantem e seduzam. E você não consegue perceber seu marido como um homem desejável por essas razões que você relata e como não vê solução, está muito triste. Parece que gostaria de manter seu casamento. Mas então, gostaria de ajudá-la a compreender outros aspectos dessa questão para, quem sabe, você possa se sentir mais segura para tomar suas decisões.

Quando seu marido pede que você introduza um pênis de borracha nele, ou quando ele diz que tem atração por travestis, isso não quer dizer que ele seja homossexual e que não possa sentir atração por você. Aliás, você não fala nada sobre a atração que ele sente por você, e então fica difícil avaliar essa parte. Porque ele pode muito bem, além desses diferentes desejos, também conseguir sentir e expressar tesão e carinho por você e se isso acontece, revela que você como mulher é objeto de desejo dele e se você se permitir, pode sim haver um caminho de continuidade para vocês.

Todas as pessoas têm fantasias sexuais, das mais comuns às mais estranhas e improváveis, que podem viver apenas na mente, como um estímulo para o sexo, como podem ser colocadas em prática desde que isso não cause danos a si mesmo ou a outro e que seja da concordância de ambos.

Continua após publicidade

Quando seu marido pede que você introduza um pênis de borracha nele é porque esse ato está carregado de uma expectativa de prazer muito grande. E ele não quer ir até um travesti, que facilmente poderia realizar essa fantasia com seu próprio pênis. Ele quer que você, uma mulher, portando um pênis como que brinque de ser um travesti e o penetre. Fantasia. Ele diz que não quer ir até o travesti por falta de coragem, provavelmente porque ele tem essa fantasia forte, mas só quer que fique mesmo no campo da fantasia e não ameace o casamento de vocês ou seus próprios valores. E isso pode ser possível.

Algumas mulheres têm fantasia de serem forçadas a se relacionar sexualmente com um homem, mas se sentem muito culpadas porque na vida real, jamais gostariam de passar por isso. Assim como alguns homens têm fantasia de forçar uma mulher a fazer sexo e na vida real jamais se disporiam a fazer isso. E daí, encontramos algemas e chicotinhos de pelúcia sendo vendidos no sex-shop para que essas pessoas possam, de uma maneira segura, colocar suas fantasias em prática, sem maiores ameaças.

Qual a diferença entre a realização dessas fantasias e a que seu marido expressa?

Continua após publicidade

É que envolve um ato, em geral relacionado com homossexualidade. Você sabia que nem todos os homossexuais praticam sexo anal? Então por mais difícil que seja para você compreender isso, seu marido não é necessariamente um homossexual, porque quer a penetração anal. Ele pode sim ter muita atração por você e se você topar realizar a fantasia dele, provavelmente ele poderá se sentir satisfeito. O fato de ter atração por travestis, também pode ficar só na fantasia e a mesma ser contemplada com sua participação. Mas como eu disse, só se você perceber neste ato algo também prazeroso para você. Agora é importante também dizer que se uma pessoa fica presa a uma fantasia, só conseguindo ter prazer se o sexo acontecer daquela maneira, isso é sinal de doença e precisa ser cuidado.

O que é normal em sexo costuma ser padronizado e não deve ser assim, são muito amplas as possibilidades de desejo e prazer. O que é bom é o que é desejável para os dois envolvidos. Assim, se ele não fica preso a essa fantasia e consegue curtir seu romantismo e se você conseguir curtir a fantasia dele quando acontecer, talvez vocês consigam juntos resolver esta questão.