Desodorante possui papel social; saiba escolher

por Sonia Corazza

Nada mais inconveniente que o odor corporal alterado na hora errada. A importância social que tem um desodorante eficaz, torna-se maior ainda nestes dias quentes de verão. Nem dá para encarar uma reunião importante, ou uma aula de filosofia que exige concentração, ou até mesmo ser atendido por um dentista cujo efeito do desodorante venceu….

Continua após publicidade

Odor corporal saudável é aquele proveniente da mistura de nossas secreções vindas de dois grandes grupos de glândulas: as sudoríparas, que produzem o suor e as sebáceas que produzem a gordura natural. Essa mistura de produtos, água + sais minerais do suor e sebo, constitui o que eu sempre chamo de 'melhor creme hidratante do mundo', que é a emulsão epicutânea – espécie de creme hidratante naturalmente produzido pela pele -, não é uma forma líquida. Este 'creminho natural', que tem um cheiro diferente para cada pessoa, é aquele que recobre e protege nossa pele contra as ações danosas do meio ambiente, como o ressecamento provocado pelo vento, o calor e até mesmo o ar-condicionado. É um creminho do bem!

Quando o cheiro muda

O odor corporal sofre influências diversas e depende do tipo de alimentação, das emoções, das alterações de temperatura, do nível de gordura no corpo, do sexo, da raça e da idade. Mas a alteração do odor corporal, o 'cecê', 'futum', 'carniça' e outra série de sinônimos igualmente horríveis, mostram que microorganismos comumente encontrados sobre a pele provocaram uma alteração química da composição da emulsão epicutânea e do suor, provocando o mal odor.

Temos dois tipos destas glândulas, aquelas presentes no corpo todo, que são as glândulas écrinas e as presentes nas áreas de axilas e genitais, que só começam a funcionar na puberdade – são estas que produzem, além da água e sais minerais, materiais orgânicos, como proteínas e aminoácidos. Todo mundo sabe que adolescente sem desodorante é um perigo, exatamente porque ainda há um descontrole hormonal no corpo e o cheiro pode ficar seriamente comprometido.

Continua após publicidade

Tipos de desodorantes

Falando de formulação, temos dois tipos de formas de ação possíveis para um produto desodorante:

Ação bacteriostática: combate as bactérias

Continua após publicidade

Ação antiperspirante e bacteriostática: combate as bactérias e previne o suor

Falando de formas cosméticas, podemos ter:

Líquidos, embalados como spray ou squeeze (aquele frasquinho que se aperta para fazer sair o produto, como uma seringa de água usada no Carnaval)

Aerosol, quando a mistura líquida é pressurizada com gás

Cremosos, comercializados em bisnagas e potes

Suspensões e geis, como os do tipo roll-on

Sólidos, como os bastões

Antigamente eram também comuns as fórmulas em pó, hoje em desuso pela falta de praticidade.

Como escolher?

É simples, se você é do tipo que elimina muita água, procure no rótulo do produto a palavra antiperspirante, assim o conforto será maior. Mas se você é aquele sujeito que não sua nadinha, pode optar por uma fórmula de ação meramente bacteriostática.

Quanto à forma cosmética os homens, pela presença abundante de pêlos nas axilas, preferem mais os líquidos e em aerosol, enquanto que as mulheres optam pelos cremosos ou suspensões sem perfume, que são mais suaves.

De qualquer forma, bom cheiro pra você!