10 dicas para manter a forma durante o verão

Da Redação

A situação é conhecida: você passa um ano inteiro fazendo dietas e exercícios para passar as férias com o corpo desejado.

Continua após publicidade

Saiu da rotina, pronto: aparecem alguns quilinhos a mais. Inevitável? Nem tanto. Saiba que é possível manter a forma de maneira divertida e leve durante o verão. Confira a seguir 10 dicas simples de manter o corpo conquistado:

1) Pratique atividades ao ar livre

Aproveite o tempo bom do verão para realizar mais atividades ao ar livre. Caminhadas, corridas e esportes podem trazer diversão e, ao mesmo tempo, gasto de calorias.

2) Não exagere
"É preciso cuidado para não exagerar na carga e na intensidade dos exercícios para evitar dores musculares e até mesmo lesões", explica a personal trainer Andressa Peters. A dica é realizar alguma atividade por um tempo entre 45 e 60 minutos, de três a quatro vezes por semana.

Continua após publicidade

3) Diversifique

Quanto mais você diversifica os estímulos, mais eficientes são os resultados. A caminhada é simples, prazerosa e pode ser feita em qualquer lugar. Outras opções são: correr, pedalar, nadar, jogar frescobol, vôlei de praia e surfar.

4) Use o corpo a seu favor

Continua após publicidade

Exercícios funcionais – isto é, aqueles que são feitos utilizando o peso do próprio corpo – são um excelente complemento das atividades aeróbicas. Experimente combinar agachamento, flexões de braço e abdominais.

5) Academia no hotel

Atualmente, muitos hotéis oferecem academias em suas dependências. Porém, ao praticar musculação, o ideal é que haja sempre o acompanhamento de um professor. Com essa supervisão, fica fácil corrigir posturas e movimentos incorretos, evitando lesões.

6) Escolha horários com temperaturas amenas

O ideal é procurar se exercitar nos horários de temperatura mais agradável como de manhã (antes das 10h00), final de tarde (após às 16h00) ou à noite.

7) Cuidado com o sol

Abuse de roupas leves, bonés e protetor solar. A dica vale não só para a prática de atividades físicas, mas para todo o verão.

8) Água, muita água

Com a maior exposição ao sol e ao calor, nosso corpo tende a perder mais água. Fazendo exercícios físicos, o quadro piora e aumenta a possibilidade de desidratação. Por isso, capriche e beba ao menos 2 litros de água por dia.

9) Cuide da alimentação

Nas férias, é sempre possível fazer escolhas mais saudáveis. “Se vai à praia, a pessoa pode pedir um camarão ao bafo em vez de um camarão a dorê. O peixe não precisa ser à milanesa, pode ser grelhado”, ensina a nutricionista Ana Carolina Baraldi.

10) Deixe o carro na garagem

Se vai ao mercado fazer uma compra pequena, vá a pé ou de bicicleta. O mesmo vale para outras tarefas do cotidiano. Assim, além de sair da rotina, você aproveita para queimar algumas calorias.

Relaxe! O principal é aproveitar o que o verão tem a oferecer. Descanse o corpo e a mente para começar a rotina de trabalho de 2016 com o pé direito.

Fonte: Andressa Peters (personal trainer)