Entenda a relação entre dharma e talento único

por Emilce Shrividya Starling

Dharma é lei, dever, direito, o correto pensamento, a correta palavra, a correta ação. É justiça, virtude, verdade, ação de caridade, sabedoria. Dharma significa "aquilo que sustenta" este mundo, as pessoas, toda a criação. Clique aqui e leia mais

Continua após publicidade

Podemos escolher aceitar, aprender ou continuar nos lamentando, nos revoltando, culpando a tudo e a todos, nos sentindo vítima e sofrendo sem resolver nada. Ao seguir o caminho do dharma, do dever, estamos optando pelo caminho da retidão, pelo caminho da luz.

O objetivo de nascermos no planeta Terra não é para sofrer passivamente, o objetivo é de transformação, de aprendizado, de evolução.

Para praticar o Dharma, você precisa se autoconhecer, ter discernimento, intuição para saber qual é sua missão, algo que só você pode fazer – mesmo que seja limpar o chão, cozinhar, ensinar um filho, lavar louças, etc. — qualquer ação deve ser feita com amor, boa vontade, paciência.

Cada pessoa tem algo que só ela pode dar ao universo. É a nota musical que só ela pode tocar na orquestra universal. Ela é responsável pela harmonia desta sinfonia aqui na Terra.

Continua após publicidade

Dharma é o que está à sua frente para você fazer. Não adianta querer fazer o dharma do outro mesmo que seja um dharma elevado. Faça o seu dharma, seu dever, mesmo que seja humilde e simples. Desenvolva sensibilidade, percepção, discernimento para entendê-lo e praticá-lo.

Podemos caminhar dharmicamente ou karmicamente, é a nossa escolha. Podemos assumir a responsabilidade de aprender sem o karma.

Dharma é a lei espiritual de viver. É o dever, não por obrigação, e sim por vontade interior. Nada é injusto e mesmo que pareça injusto, cada pessoa experimenta o que precisa experimentar.

Continua após publicidade

Uma pessoa de difícil relacionamento é nosso mestre para nos ensinar virtudes como perdão, tolerância, paciência, bondade. Os problemas e dificuldades são para nos polir e purificar. E agindo corretamente podemos evitar muitos karmas, aprendendo através da retidão, das virtudes.

Todos os planetas, estrelas, animais, todos seguem a lei do Dharma. Só os homens, devido ao livre-arbítrio, deixam de cumprir a lei universal do dharma e desta maneira, fazem karmas.

Mas como o propósito da vida é evolução, se não sabemos ainda agir dharmicamente, o karma nos conduz de volta ao caminho, nos ensinando o que precisamos aprender para o nosso crescimento espiritual.

Como disse Baba Muktananda, um sábio Mestre do Yoga: "É apenas por causa do nosso entendimento que não conseguimos aceitar o que acontece conosco. Culpamos os outros, pela nossa tristeza, dizendo: 'Ele fez isso, ele me fez aquilo'. Mas o fato é que nós mesmos somos os criadores de nossas alegrias e tristezas. Colhemos o fruto de nossas próprias ações e de ninguém mais".

Quem entende bem a doutrina do Karma, sabe que quando pratica o mal tem experiências dolorosas relacionadas com o mal que fez. Quando faz algo de bom recebe a recompensa em forma de experiências gratificantes e felizes.

Antes de entender sobre o karma e o dharma, a pessoa vive de acordo com seus desejos, com seus sentidos, com os venenos da mente; e segue colhendo os frutos doces e amargos que o karma lhe traz como resultado.

Mas ao entender essas leis universais, a pessoa aprende a agir bem por uma decisão interna, por sabedoria e autoconhecimento. Associa o que é bom com prazer e felicidade, e o que é mau, com a dor e a infelicidade. E, desta maneira, evita fazer o mal praticando o bem, mesmo que isto lhe cause dificuldades e renúncias.

Como a má ação traz dor e a boa ação traz prazer, a pessoa vai aprendendo a evitar a má ação e as tendências que o levam a praticar o mal. Assim, ela vai se libertando dos vícios, das más tendências e vai conquistando a felicidade.

A máxima da lei do Dharma: "FAÇA AOS OUTROS O QUE VOCÊ QUER QUE OS OUTROS LHE FAÇAM ". Agindo assim não terá problemas e nunca poderá causar mal a ninguém. Pratique isso no seu dia-a-dia. Mesmo que falhe cem vezes, não importa. Persevere! Você chegará à realização da meta. Você alcançará a paz de espírito e a tranqüilidade da mente.

Fique em paz! Tenha coragem de seguir em frente, determinado, forte, confiante e com alegria no seu coração! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Seja muito feliz! Você merece!