Respire e alongue-se para relaxar

por Simone Sarti

É quase impossível encontrar alguém que não chegue no final do dia, cansado, estressado. Toda essa tensão e cansaço, reflete-se em dores no corpo e rigidez nos ombros, na região cervical (nuca) ou lombar. Se você não pode contar com um massagista diariamente ao final da tarde para uma massagem relaxante, o jeito é dedicar pelo menos 20 a 30 minutos ao chegar em casa ou pouco antes de dormir, para alguns exercícios de respiração e alongamento que vão ajudar você a acalmar a mente e liberar a tensão, para que esse estresse não se somatize.

Continua após publicidade

Esses exercícios são apenas para relaxar, sem o objetivo de tratar qualquer patologia, encurtamento muscular, ou desvios mais sérios. Nesses casos, é necessário consultar um médico, saber a causa exata da dor, para tratá-la adequadamente.

No alongamento visamos o equilíbrio e o relaxamento dos grupos musculares, diminuindo as chances de lesões recorrentes nas articulações e ligamentos, como tendinites, bursites etc.

Faça os exercícios com regularidade, principalmente se sua profissão exigir uma mesma postura por muito tempo (dentistas,digitadores,etc).

Para começar, providencie alguns almofadões, colchonete ou toalha macia e uma pequena toalha de rosto. Coloque uma roupa confortável e se gostar uma música suave.

Continua após publicidade

*Deite-se, estique os braços acima da cabeça e dê uma longa espreguiçada, movimentando todo o corpo, rolando para os lados e esticando-se como se puxassem você pelos pés e pelas mãos, em seguida, largue o corpo e relaxe.

Para relaxar a região lombar

Deite por cima das almofadas, em decúbito ventral, de forma que a região lombar fique na parte mais alta. Relaxe as pernas, os braços e o pescoço. Você deve ficar completamente solto e confortável. Permaneça por alguns minutos e em seguida, saindo das almofadas, sente no calcanhar e alongue os braços à frente. Nesta posição fique pelo menos 40 segundos.

Continua após publicidade

 

 


Deitado nas almofadas

Saindo das almofadas

 

Para relaxar ombros e pescoço

Sente-se confortavelmente no colchonete, step ou mesmo numa cadeira; mantenha o abdome contraído. Desça o queixo em direção ao tronco, relaxando o pescoço. Em seguida, leve os ombros à frente, estendendo os braços e soltando o ar. Volte à posição inicial e repita 3 a 4 vezes.

Ainda sentado, olhando para a frente, incline a cabeça lateralmente, ajudando com uma das mãos. Mantenha a posição por 30 a 40 segundos; mude a posição lentamente, virando o rosto para baixo, olhando para o chão, permaneça mais 30 segundos e repita para o outro lado.

Se tiver alguém para lhe ajudar, você pode fazer esta pequena tração na região cervical, que traz uma gostosa sensação de leveza. Fique deitado com as pernas flexionadas, pés no chão. Passe a pequena toalha, por trás do pescoço, por cima das orelhas. Você só precisa ficar completamente relaxada, enquanto um companheiro, puxa suave e delicadamente a toalha, provocando uma leve tração na cervical. A cabeça vai desencostar um pouquinho do chão. Mantenha por 6 a 10 segundos e volte a apoiar no chão. Pode repetir

 

 

Feche os olhos, estenda as pernas e para ficar mais confortável, coloque uma almofada sob os joelhos e prepare-se para relaxar.

 

 

Inspirando pelo nariz e expirando pela boca, tente fazer a "respiração abdominal". Coloque uma das mãos sobre o abdome, logo abaixo do umbigo; inspire profundamente expandindo a parte inferior do abdome, onde está sua mão. Na expiração, contraia, puxando para dentro. Em termos bem simples, ficaria assim : "ar para dentro, barriga para fora; ar para fora, barriga para dentro."

Esta é uma respiração completa. Normalmente, as pessoas respiram de forma curta e superficial. A respiração abdominal diminui a ansiedade, melhora a oxigenação dos tecidos, reduz o estresse e relaxa. Repita de 6 a 10 vezes. Abra os olhos, dê mais uma espreguiçada bem à vontade e pronto, você deixou para trás toda a tensão e a rigidez causada por um dia agitado.