Dieta yin e yang ajuda a equilibrar o organismo

por Jou Eel Jia

A dietoterápica yin e yang na MTC é usada para mudar ou corrigir alterações metabólicas que dependem das circunstâncias ou exigências do meio exterior.

Continua após publicidade

Um exemplo numa situação que requeira um esforço do organismo ou num momento de estresse muito grande a pessoa precisa de mais energia yang para vencer os obstáculos.

Já numa momento de autoconhecimento, contemplação ou na exigência de focar a mente tem-se a necessidade de yin. A dieta do yin e yang serve como 'ferramenta' para estimular a melhora do organismo e também para combater alguns tipos de doenças tais como: depressão, ansiedade excesso de excitação ou excesso de estresse; ou alterações orgânicas como: síndrome do cólon irritável, gastrite, hérnia de hiato, infecção urinária, alteração cardiovascular como HAS (hipertensão arterial sistêmica).

No reino animal encontramos a carne vermelha normalmente com o predomínio de yang, já os peixes de couro são mais yin, nos vegetais flor as folhas são yang (aqui temos diversos como o brócolis, já os caules e tubérculos são mais yin).

Conforme o biótipo da pessoa pode ser prescrito uma dieta yin ou yang, mas devemos sempre levar em consideração o seu trabalho e a sua pressão diária.

Continua após publicidade