Entenda por que as dietas da moda não funcionam

por Patricia Davidson Haiat

Vai me dizer que você NUNCA pensou em fazer uma dieta da lua, da sopa, do abacaxi…

Continua após publicidade

Pois é, você fez, entrou naquele vestido 38 para a festa de sábado e no domingo já estava vestindo tamanho 40?

É isso que acontece quando nos submetemos a dietas muito restritas, sem nutrientes suficientes e necessários para a perda e manutenção posterior do peso.

O grande perigo dessas dietas é a grande carência nutricional, basicamente é o que traz a monotonia alimentar. Isto é, a pessoa escolhe um pequeno grupo alimentar e alimenta-se dele durante 15, 30 dias esperando um bom resultado, que na maioria das vezes é até alcançado, mas às custas do empobrecimento nutricional do organismo.

Com esse tipo de dieta o organismo passa a receber quantidades inadequadas de vitaminas, minerais e até mesmo de carboidratos, proteínas e gorduras de boa qualidade. E a pessoa que se aventura, só esquece que depois de 1 mês comendo papinha de neném ou ovo com batata ou sopas, abacaxi… ela vai voltar a ter a mesma alimentação desregrada de antes e os quilinhos perdidos voltam a tomar o seu lugar.

Continua após publicidade

Não podemos esquecer nunca que o nosso organismo funciona com o que ofertamos a ele. Se a pessoa ficar mês comendo 2 ou 3 alimentos pode
apresentar sim um quadro de anemia ou deficiência de vitaminas e outros minerais que influenciam na cabelo, unhas, pele, levam à flacidez etc…

A última moda são as papinhas de neném para substituir refeições. Elas se adéquam e são destinadas ao público infantil, atendem as necessidades de uma criança e não têm como substituir um almoço por exemplo. Mas se falarmos em situações de emergência, em um lanche da tarde por exemplo, as papinhas de frutas quebram o galho e se tornam opções melhores do que um bombom ou barra de chocolate. Geralmente 1 potinho tem em torno de 70 calorias e 1,2g gramas de fibras, mas esse não é um hábito que deva ser adotado como regra. Prefira as frutas in natura, que vão te dar melhor saciedade por conterem mais fibras,
vitaminas e minerais.

Dieta da água, limão, pimenta e mel: escolha equivocada

Continua após publicidade

Outra dieta que está nas revistas é a que só se pode consumir água, limão, pimenta e mel! Coitado do organismo! Nessa dieta obrigatoriamente você vai perder peso, mas quando você não aguentar mais olhar para a "cara" da água, limão, mel e pimenta e voltar a ter a mesma alimentação de antes, o organismo vai estar tão deficiente em tudo, que vai absorver o máximo possível. Afinal, ele não sabe quando estará sendo colocado à prova com mais uma dieta tão restritiva. Essa dieta não contém o mínimo aceitável de carboidrato, proteína e gordura, por isso você emagrece, mas como não tem proteína, você acaba ficando flácida. Além do mais, você a todo momento promove picos de glicose pelo consumo frequente de mel, o que libera muito insulina, um hormônio que faz com que a glicose entre na célula e, esse estando muito alto, promove depósito de gordura abdominal. Por isso, definitivamente essa dieta não é uma boa escolha.

E a última que vamos comentar é à base de clara de ovo e batata, muito utilizada pelos frequentadores de academia. Nessa dieta, apesar de ter uma fonte de carboidrato (batata) e proteína (clara de ovo), elas não estão em quantidades, nem qualidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. E como todas as outras, cai na monotonia alimentar e de nutrientes que a curto e médio prazo podem levar a problemas digestivos, de cabelo, unha, pele etc…

Então, o conselho é: esqueça essas dietas da moda! Comece a reeducar seu hábito alimentar. Diminua o consumo de industrializados, troque os produtos refinados por integrais, aumente o de frutas, verduras e legumes. E não se esqueça de se hidratar bastante, a água é essencial para a manutenção do organismo.

Só assim você vai conseguir perder e mantê-lo de maneira saudável.