O que é digitopuntura?

por Gilberto Coutinho

É um procedimento terapêutico que combina os princípios da massagem e os da acupuntura sem o uso de agulhas. A massagem é realizada sobre a pele, com a ponta (a polpa) dos dedos polegar e/ou médio, com pequenos movimentos circulares e pressão sobre determinadas regiões do corpo, onde há um ponto de acupuntura.

Continua após publicidade

As técnicas japonesas Do in (em japonês, "caminho de casa") e Shiatsu (Shi, "dedos", e atsu, "pressão") empregam a digitopuntura.

Qual a origem da técnica?

Acredita-se que a acupuntura (Bhedan Karma, como é conhecida pelos indianos) e a digitopuntura (Marma Chiktsa) tenham nascido com o surgimento da sábia Medicina Ayurveda (considerada a mais antiga de todas), na antiga Índia. Tais preciosos conhecimentos foram traduzidos do sânscrito (antiga língua indo-ariana) para outros idiomas e levados posteriormente para o Egito, China, Japão, Pérsia e a outras regiões do Oriente.

Os chineses deram uma enorme contribuição para o desenvolvimento da acupuntura, uma vez que ela passou a ser praticada livremente na China, num período em que a Medicina Ayurveda era proibida na Índia pelos seus invasores.

Continua após publicidade

Com a independência política da Índia, a Medicina Indiana Ayurveda volta a ser praticada em seu país de origem. No Japão, a digitopuntura tornou-se bastante difundida.

Como a técnica chegou ao Brasil?

Acredita-se que a Acupuntura Tradicional Chinesa e a digitopuntura tenham chegado ao Brasil em 1812, com a imigração dos povos orientais. É interessante saber que existem registros históricos de que, antes da chegada do português Pedro Álvares Cabral, os nossos índios praticavam técnicas rudimentares com espinhos, muito semelhantes à Acupuntura Tradicional Chinesa.

Continua após publicidade

Quais as indicações terapêuticas?

Ansiedade (ação calmante), alergia, artrite, artrose, asma, depressão, diarréia, dismenorréia (menstruação dolorosa), disenteria (infecção intestinal), dispepsia (má digestão), dores em geral, dor abdominal, dores nas costas e articulações, enjôo, enxaqueca, epilepsia, espermatorréia (escorrimento involuntário de esperma, sem orgasmo), estresse, impotência, insônia, leucorréia (corrimento esbranquiçado pela vagina), má circulação, neurastenia, paralisia facial, resfriado, tensão, torções, tosse e vômito.

Alguns sintomas dolorosos persistentes podem ser indicativos de uma doença grave, o que exige uma avaliação clínica rigorosa, para que ela possa ser combatida de modo adequado.

A digitopuntura é reconhecida pela classe médica?

Sim. Sua importância é reconhecida pelas Medicinas Tradicionais: Indiana, Chinesa e Japonesa. No Brasil, em 1995 a Medicina alopática passa a reconhecer a Acupuntura como método terapêutico efetivo.

Essa técnica pode também ser utilizada para a prevenção de doenças?

Através da prática correta e regular da digitopuntura, pode-se melhorar a capacidade autocurativa do organismo e a imunidade; estimula-se a circulação sangüínea, aumenta-se a vitalidade, combate-se o estresse dentre outras doenças.

Como é aplicada a digitopuntura?

A localização dos pontos requer conhecimento de anatomia e da orientação de um terapeuta especializado e experiente. Não há necessidade de se utilizar óleo ou creme. Para que o estímulo chegue mais facilmente aos tecidos mais profundos, pode-se realizar um movimento circular sobre o ponto antes de pressioná-lo. O círculo formado durante a massagem com pressão constitui uma unidade. Em cada tratamento devem ser realizados cerca de 80 a 120 unidades por ponto, com a duração de 2 a 3 minutos.

Pontos de digitopuntura

(1) IG4 (Intestino Grosso 4, Hegu). Nas mulheres grávidas não se pode estimular esse ponto. Indicações: dor de cabeça, dor e inflamação dos olhos, dor de dente, dor e edema de garganta, surdez, doenças febris sem transpiração, dor abdominal, prisão de ventre e amenorréia (ausência de menstruações). Localização: no dorso da mão, entre os dedos polegar e indicador, mais precisamente, no espaço entre o primeiro e o segundo metacarpos; à altura da metade externa do segundo osso metacarpiano.

(2) E36 (Estômago 36, Zusanli). Indicações: dor no estômago, vômito, indigestão, diarréia, prisão de ventre, lombalgia, dores nas pernas, transtornos psíquicos, fadiga, cólicas dos bebês (massagear e pressionar suavemente) e melhoria da vitalidade. Localização: a três polegares abaixo da articulação do joelho e a um dedo (largura do dedo médio) para fora da crista do osso da tíbia.

(3) PC6 (Pericárdio 6, Neiguan). Indicações: enjôo, palpitações, vômito, dor no estômago, transtornos psíquicos, doenças febris e dores no cotovelo e braço. Localização: a dois polegares acima da prega transversal do punho, entre os tendões dos músculos palmar longo e flexor radial do braço.

Existem precauções para a prática da digitopuntura?

– Os pontos IG4, BP6 e os localizados no abdômen são contra-indicados para as mulheres grávidas.

– Não se deve aplicá-la com força intensa em pacientes debilitados, de idade avançada e em crianças.

– Não é aconselhável aplicá-la em pessoas com fome, fatigadas e alcoolizadas, para se evitar o desmaio.

– É também contra-indicada nas seguintes regiões: face anterior do pescoço, axilas, região lateral do tórax, ao redor das mamas, face medial ou interior das coxas, fontanela, em lesões e úlceras.

– Em pacientes com febre alta; e com dor abdominal, que se agrava com a digitopuntura.