Quando há aceitação, a tensão em qualquer relacionamento se dissipa

por Saulo Fong

Uma das causas mais comuns nos conflitos de relacionamento é a não aceitação do outro.

Continua após publicidade

A não aceitação pode resultar em conflitos entre pais e filhos, casais, parceiros e até mesmo amigos.

A falta de aceitação também faz com que a maioria das pessoas não se expresse totalmente e plenamente na presença de outras pessoas. Assim, são poucos os relacionamentos onde uma pessoa realmente conheça a outra em sua inteireza.

Talvez você mesmo já deva ter ouvido falar ou conheça pessoas que conviveram por décadas… entrar numa crise onde um não reconheça mais a atitude do outro.

Isso acontece porque a maioria das pessoas não gosta de ser julgada ou rotulada principalmente por adjetivos que as faz se sentir desvalorizadas. Assim, criam máscaras principalmente na interação com pessoas que têm o hábito de julgar ou rotular.

Continua após publicidade

Mas afinal, o que é e como podemos aceitar o outro em sua inteireza?

A aceitação acontece primeiramente com a tomada de consciência de que cada pessoa é única e está em constante processo de desenvolvimento. Quando rotulamos ou julgamos uma pessoa, nós limitamos nossa visão e percepção sobre ela.

A aceitação só acontece quando nos responsabilizamos pelos incômodos e desconfortos que sentimos na presença ou manifestação do outro. É conscientizar-se de que não é o outro que nos incomoda, mas somos nós que nos incomodamos com o outro. A outra pessoa não tem culpa por ser quem é.

Continua após publicidade

Aceitar é acolher o Ser que se manifesta no outro. É dizer sim à sua manifestação, sua história e sua presença com o coração aberto. Na aceitação não há desejo de mudar o outro, porque não há nada a ser mudado naquele instante. A aceitação é uma atitude que acontece de momento a momento. É um ato de amor incondicional. Quando há aceitação, a tensão em qualquer relacionamento se dissipa. Então cada um é livre para se manifestar do jeito que é e todos crescem e se desenvolvem juntos.