Nunca é tarde para se reconectar com nossa vocação

por Roberto Santos

"Estou com dúvidas em relação ao meu futuro profissional. No passado fui professora de informática, mas não gostava tanto da área a ponto de fazer uma faculdade. Formei-me em administração e segui para a área financeira. Sinto que algo está incompleto, pois gosto da área financeira, mas sinto falta de treinar e motivar pessoas. Existe alguma profissão onde eu possa conciliar os dois?"

Continua após publicidade

Resposta: Suas dúvidas são muito pertinentes e ecoadas por milhões de pessoas que tomam caminhos profissionais por motivos diferentes de uma vocação, seja por questões financeiras, de oportunidade que surge ou de ilusões ou falta de informações mais embasadas sobre a área escolhida.

Mais tarde em sua carreira se deparam em encruzilhadas de carreira (veja aqui) seja por que se permitem revisitar aquilo que queriam no passado ou se transformam e passam a valorizar outras coisas para sua carreira e sua vida.

Nunca é tarde para se reconectar com nossa vocação para que ampliemos o potencial de realização pessoal em nossas vidas. Em seu caso, um primeiro passo correto que você tomou foi escolher Administração de Empresas que serve de porta para várias áreas no mundo corporativo e empreendedor, como por exemplo, vendas, finanças e RH. É um fator positivo você estar na área financeira, pois essa é muito respeitada nas empresas.

Se o que está incompleto é a aspiração de poder treinar e motivar pessoas, o caminho mais lógico e motivador, seria pleitear uma posição de liderança na área financeira, em que estas são duas competências muito importantes. Mais lógico e motivador, porém não mais fácil, pois outros requisitos para assumir um cargo de liderança deverão ser exigidos por sua empresa ou por outras de mercado.

Continua após publicidade

Primeiro passo: autorreflexão sobre competência

O primeiro passo seria sua autorreflexão sobre sua competência para as outras atribuições de um líder — apontar a estratégia e a direção, planejar e organizar o trabalho seu e de sua equipe, delegar tarefas e responsabilidades, entre outras, tomando como modelo os melhores líderes que já teve em sua vida. Depois, você precisa fazer com que a empresa saiba dessa sua aspiração — via seu superior imediato e/ou Recursos Humanos.

Muitas empresas hoje em dia tem um sistema de aproveitamento interno, plano de sucessão ou outros nomes para designar programas em que os talentos da empresa são identificados e preparados para posições de mais responsabilidade.

Continua após publicidade

Caso você não tenha nenhuma abertura em sua empresa, buscar oportunidades no mercado para um cargo de supervisão pode ser uma boa alternativa. Dependendo de sua experiência e competência técnicas em sua área, outra empresa que pode precisar muito dessa parte técnica, poderá "apostar" em você como capaz de assumir a liderança da área. Espero que você consiga se completar em sua motivação e como líder um dia possa motivar e inspirar muitas pessoas. Boa sorte!