Como ser aprovada numa dinâmica de grupo?

por Roberto A. Santos

"Já participei de algumas dinâmicas de grupo e não obtive sucesso. Gostaria de saber qual é o segredo para ser aprovada?"

Continua após publicidade

Resposta: O uso de dinâmicas de grupo em processos de seleção, para complementar as entrevistas e testes, tem sido muito comum. O objetivo desta técnica em processos seletivos é a simulação de algumas situações em que os comportamentos dos candidatos são observados numa situação fictícia, em contato com outras pessoas. Diferentemente de um teste ou uma entrevista, na dinâmica de grupo (se bem escolhida e bem conduzida…) se obteria uma amostra de como a pessoa age normalmente.

Bem, se você tem certeza de que o que a reprovou nos processos seletivos que menciona foi a dinâmica de grupo, você deveria rever consigo mesma, como se comportou, do começo ao fim: falou demais, falou de menos, foi agressiva com outro participante, tomou iniciativa, dominou a reunião e não deu espaço para outros? Naturalmente, os comportamentos esperados dependem da natureza do cargo que estava se candidatando. Portanto, quando for participar da próxima dinâmica, primeiramente, procure saber mais sobre o cargo e os requisitos. Depois, reflita sobre que tipo de comportamento seria esperado nesse cargo e, se isso for natural para você, mostre-se naturalmente! Mas, se você tiver que fingir, é melhor procurar outra vaga.