Ele tem disfunção erétil, mas não se dispõe a conversar sobre o assunto. O que faço?

por Sandra Vasques

"E ele ainda assim deseja ser pai!!!"

Continua após publicidade

Resposta: Disfunção erétil é a dificuldade persistente e recorrente em obter e/ou manter ereção satisfatória do pênis até o término do ato sexual. As causas podem ser de ordem psicológica ou orgânica. Essa última pode ser em função de problemas vasculares, neurológicos ou em consequência de trauma físico.

Pesquisas apontam que menos de 30% dos homens que têm disfunção erétil procuram ajuda médica. Um estudo mais recente, do urologista Fernando G. Martins, mostra que dentre os homens mais novos, entre 18 e 40 anos, a situação é ainda pior, só 7% procuram tratamento para o problema. Dessa forma, você vê que não está sozinha.

Relação entre pênis e desempenho sexual

O pênis e o desempenho no ato sexual são duas coisas muito importantes para o homem em geral. É como se ele se sentisse ameaçado de ser menos homem se o seu pênis não tiver tamanho e desempenho satisfatórios. É um assunto que quase não se comenta e quando se fala, é só para contar vantagens. Raramente um homem admite que teve uma falha de ereção para os amigos, é como se fosse uma revelação vergonhosa e humilhante, que põe em risco sua masculinidade.

Continua após publicidade

A presença da disfunção erétil diminui a autoestima do homem e o preconceito que ronda a questão explica essa fuga de tratamento e a dificuldade em conversar com a parceira. O homem prefere fazer de conta que não está acontecendo nada, foge das relações sexuais para não entrar em contato com a dificuldade. Esse é um erro enorme. Na grande maioria dos casos, quando o homem procura tratamento, ele terá uma solução satisfatória. E em vários casos isso acontece rapidamente.

É importante que você deixe claro a seu marido que sofre com a acomodação dele em buscar ajuda. Afinal, quando vocês se casaram, havia um acordo de também se relacionarem sexualmente, e pelo que você coloca, é isso que você deseja. Mas ao conversar, procure se colocar no lugar dele e sentir a insegurança que ele está sentindo. Se você puder fazer isso, ao invés de cobrá-lo apenas, vai conseguir conversar de maneira empática, mostrando que entende que ele deve estar com receio de saber o que está acontecendo, receio de saber a causa e o prognóstico. Mas encoraje-o, por ele e por você. Procurem um bom urologista que irá avaliar o caso e orientar o tratamento. Se o médico verificar que está tudo bem fisicamente, vai indicar um atendimento psicológico.

Mas se o seu marido continuar resistente é você quem terá que tomar uma decisão sobre o que fazer com o relacionamento. No entanto, deixe claro que não é o fato dele não estar conseguindo manter a ereção que a está afastando, e sim a falta de iniciativa e coragem dele em procurar ajuda, o que também mostra uma falta de compromisso e consideração com você.

Continua após publicidade