Don Juan que não trai, de fato; saiba lidar com ele

por Anette Lewin

"Em quase um ano de convivência já me senti traída diversas vezes. Meu marido nunca foi para a cama com alguém, porém tem atitudes que me fazem sentir-me traída. Ele liga constantemente para mulheres que ele já teve algum relacionamento, já deu carona para mulheres desconhecidas na rua. Devo dar outra chance a ele?"

Continua após publicidade

Resposta: Para que você consiga melhorar a qualidade do relacionamento de vocês, é preciso mudar de foco. Não se trata de "dar chance". Falar em dar chance pressupõe ter o comando da relação em suas mãos. E você não tem.

Seu marido sempre fará o que ele quiser e não o que você pretende que ele faça. Assim, cabe a você pensar se você quer se relacionar com essa pessoa do jeito que ela é. Se essa pessoa tem qualidades suficientes para neutralizar o "defeito" de gostar de seduzir.

Pode ser que depois de algum tempo o jogo de sedução passe a ser menos interessante para ele, mas nada garante. Então, seja realista.Você tem o poder de decidir o que vai fazer com a sua cabeça, não com a dele.

Temos muitas brigas por ele ser paquerador
Não chega a ter nada com outras mulheres, mas gosta de conquistá-las. Sou viúva, 54, tenho um relacionamento com ele, 66, há cinco anos. Sinto-me ridícula com isso

Continua após publicidade

Resposta: Aos 66 anos ninguém muda, você sabe disso. Sabe também que aos 54 as mulheres ficam mais exigentes e, portanto, a opção de ficar só, enquanto um parceiro melhor não vem, pode acabar em, simplesmente, ficar só.

Use seu senso de realidade a seu favor e não deixe que sua auto-estima seja arranhada por tão pouco. Quase todos os homens "olham para o lado" porque assim foram "educados". Se o problema se resume a isso, não se sinta ridícula, não dê aos outros o poder de avaliar você pelos atos da pessoa que está ao seu lado. Isso é coisa de adolescente. Adultos assumem seus atos, suas escolhas e suas cumplicidades. Em resumo, evite ficar controlando o "olhar" de seu parceiro e tente focar mais nas suas qualidades fazendo com que os encontros entre vocês ganhem qualidade e profundidade. O que sustenta qualquer relação é o que o casal faz junto e não as fantasias de cada um isoladamente.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade