Dores nas costas e atividade física: saiba como conciliar

por Milena Liste

"Após vários meses com dores nas costas, na coluna lombar, fiz uma ressonância magnética e esta constatou que tenho *prostusão discal", hérnia de disco em fase inicial. O médico recomentou fazer RPG, fisioterapia ou natação, e/ou hidroginástica. Mas esqueci de perguntar ao médico se eu poderia fazer musculação no lugar destas acima citada. Como estou tendo problemas de flacidez nos braços, bumbum e coxa, resolveria dois problemas."

Continua após publicidade

Resposta: Sua protrusão discal como está no início. Você deve se cuidar exatamente como seu médico orientou. Eliminar de imediato qualquer fator que gere uma pressão de dentro para fora do seu disco intervertebral, evitando as atividades de impacto como corrida, caminhada, aulas de academia. Prefira as atividades fisioterapêuticas preventivas e curativas como o RPG, pilates clinico (não oferecido por profissionais de educação física, mas sim por fisioterapeuta, no momento), natação, hidroginástica e hidroterapia as quais não tem impacto para a coluna, mas que de uma forma global fortalecem e definem os membros superiores também.

Agora, muito importante é você controlar o seu peso e assim que diminuir sua composição corporal (diminuir porcentagem de gordura), para diminuir a pressão nas vértebras e disco vertebral e, ao mesmo tempo, definir mais a musculatura superficial de braços e pernas associada aos exercícios aquáticos.

Bons treinos!

* Protrusão discal: São patologias da coluna vertebral e possuem alta incidência em todas as idades. Resumidamente é composta por segmentos importantes, cervical (pescoço ), torácica (tórax), lombar, sacras (sacro) e coccígea (cóccix). São vértebras sobre vértebras intercaladas por um disco (colagenoso) vertebral.

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.