Fui traída e não me sinto bem para relações sexuais. O que fazer?

por Margareth dos Reis

"Apesar de achar que o meu parceiro deseja uma chance de fato."

Continua após publicidade

Resposta: Certos problemas que se tem na vida podem ser mais delicados de se resolver do que possivelmente se supõe, e o tipo de reação emocional a eles dependerá da maneira como a pessoa se sente internamente diante da demanda a enfrentar.

Assim, o empecilho para se relacionar sexualmente com o seu parceiro pode estar emergindo de sentimentos seus em relação à traição, que você mesma pode desconhecer nesse momento.

É possível que para voltar a ter uma rotina de intimidade sexual com ele, não lhe baste saber que ele deseja uma chance de retomar o relacionamento com você. Nesse caso, os sentimentos vividos a partir da infidelidade precisam ser acomodados dentro de você, e isso depende de um bom entendimento entre você e o seu parceiro sobre o significado desse episódio na vida de vocês e das bases possíveis para o relacionamento seguir daqui para frente.

Dessa maneira, a traição poderá até marcar o fim de uma fase entre vocês e o começo de outra “repaginada”, cuja tônica seja a do amadurecimento psíquico de ambos, envolvendo um novo e efetivo compromisso na vida a dois, em que a sexualidade possa ser recuperada com satisfação. Ou então, indicar a falência do relacionamento, caso você não enxergue perspectivas de voltar a confiar nele ou não consiga perdoá-lo.

Continua após publicidade

Quando não é possível voltar a ter segurança com o outro ou desculpá-lo pelo que fez, a tendência é enxergar apenas os aspectos negativos das experiências ignorando os positivos. Procurar um(a) psicólogo(a) para dar início a um processo psicoterapêutico individual ou de casal é uma ótima forma para que essas questões sejam abordadas e solucionadas.