Minha filhinha fica toda hora passando a mão na vagina. O que faço?

por Sandra Vasques

"Como conversar com a criança que fica toda hora se pegando… passando a mão na vagina? Será que preciso procurar ajuda médica?"

Continua após publicidade

Resposta: Sim, precisa de ajuda médica. Quando uma criança, uma menina, começa a colocar a mão na vagina com frequência, ela pode estar com algum tipo de incômodo físico, como uma infecção urinária, ou uma inflamação na vagina, que um médico poderá diagnosticar. Esses problemas podem a estar levando a colocar a mãozinha insistentemente para tentar tirar o que a incomoda.

Pode acontecer também de uma menina já ter estado com uma dessas doenças e ao colocar a mão para tentar um alívio, descobriu uma sensação de prazer no local que, para ela, foi muito gostosa. Sarou dos problemas físicos, mas ficou com essa descoberta.

Sim, é natural uma garotinha ter uma sensação muito gostosa quando toca seus genitais. No entanto, é importante que fique claro que essa criança não deseja ter uma relação sexual, não deseja, não quer e não precisa ter um parceiro sexual. A criança se contenta apenas com a sensação prazerosa do toque que ELA mesma produz, é como o gostar de comer chocolate. E tudo o que a gente gosta, repete. Aliás independente de qualquer problema de saúde, uma garotinha, assim como os meninos, descobrem, quando se lavam, ou por curiosidade de conhecer o corpo, que tocar os genitais traz essa sensação gostosa.

No entanto, a criança tem muitas outras atividades e estímulos que desviam seu interesse desse tipo de prazer para outros, como brincar sozinha ou com os amiguinhos. Ela está descobrindo o mundo, o prazer de pular, correr, do faz de conta, de ler. Tantas coisas chamam sua atenção e lhe trazem gratificação, que ela não precisa ficar tocando seus genitais para buscar satisfação. Assim, quando uma criança busca insistentemente tocar seus genitais, é sinal de que há algum problema, que em geral não é com ela, que está gerando ansiedade muito grande. E ela pode estar buscando alívio para essa ansiedade com esse tipo de satisfação, que também traz certo relaxamento.

Continua após publicidade

Então os pais ou responsáveis devem verificar o que pode estar acontecendo no ambiente do lar, na escola, e em outros que a criança frequenta. Será que está sofrendo algum tipo de pressão, situações que geram medo, insegurança, opressão? Se estiver, então mudando essas condições a criança pode se acalmar e mudar esse comportamento.

Depois de verificar todos esses aspectos, saiba que o mais simples é como conversar com a criança. Afinal, ela quer ser admirada e aceita pelas pessoas que ela ama. Para isso, ela quer aprender tudo o que a torna mais encantadora e aceita. A criança aceita muito bem as orientações que são transmitidas com respeito e carinho e que mostram que certas atitudes são mais adequadas que outras em determinados ambientes.

Assim, diga à criança que você sabe que tocar os genitais traz uma sensação gostosa, e que ela pode fazer isso, mas não em ambientes públicos. Diga a ela que só deve tocar-se quando estiver sozinha, por exemplo, em seu quarto, ou durante o banho. A criança precisa entender que não é o ato em si que é ruim, mas expor para todos é que está errado, pois esse não é o costume das pessoas.

Continua após publicidade

Se você não conseguir resolver o problema sozinha, procure o pediatra e se necessário uma psicóloga infantil que a ajudará a encontrar o melhor caminho.