Quais as prováveis causas da ejaculação precoce e o tratamento adequado?

por Sandra Vasques

"Tenho 48 anos e sinto-me muito bem, fisicamente. Acho que é apenas psicológico. Não tenho problema de ereção."

Continua após publicidade

Resposta: Em primeiro lugar, você deve procurar um urologista. Ele fará um exame clínico e solicitará alguns exames para descartar qualquer problema físico. Mas procure um médico de sua confiança, pois na maioria das vezes, os problemas de ejaculação precoce são mesmo de origem psicológica e não emocional.

Pela maneira como você faz sua pergunta, parece que a ejaculação precoce é um problema novo em sua vida, que antes era diferente e você conseguia conter a ejaculação durante um tempo que considerava suficiente para você e seu par conseguirem a satisfação sexual.

Qual seria a causa da mudança?

Provavelmente algo também novo em sua vida e que veio trazer uma tensão para o momento da relação sexual.

Continua após publicidade

Onde existe ejaculação precoce, em geral existe ansiedade. E esta última, provoca uma descarga de adrenalina que limita o tempo que um homem consegue manter a tensão prazerosa e antecipa a ejaculação.

Muitas vezes, por alguma razão – como cansaço, estresse – um homem tem ejaculação precoce ou perda de ereção. Isso deveria ser encarado como algo natural, resultado do estado geral, e que o impossibilitou fisicamente de ter a relação sexual naquele momento. No entanto, para muitos homens, uma situação de falha leva ao pânico e ao medo de que numa próxima relação isso aconteça novamente. E é justamente esse medo, que faz com que na próxima relação haja uma descarga de adrenalina, que provoca mesmo uma nova ejaculação precoce ou perda da ereção. E daí, isso passa a se repetir incessantemente. Essa é uma causa freqüente de ejaculação precoce.

Mas qualquer outra situação que gere medo, insegurança pode levar um homem a vivê-la, como por exemplo, uma parceira nova e que deixe o homem inseguro. Mas o cansaço, o estresse, uma exigência muito grande no trabalho, situações de perdas, rompimentos, grandes mudanças, também podem gerar ansiedade, não diretamente ligado ao ato sexual, mas que interferem para o sucesso do mesmo.

Continua após publicidade

Avalie, e se perceber que sozinho não vai conseguir superar suas dificuldades, procure apoio psicológico, que certamente o ajudará a identificar a causa da ejaculação precoce e como voltar a viver sua sexualidade de maneira satisfatória e prazerosa.