Existe relação entre ejaculação rápida e baixa autoestima?

por Sandra Vasques

"Toda vez antes de transar com minha namorada, fico na dúvida se a satisfaço ou não. Fico com baixa estima e acho que isso me faz ter ejaculação rápida."

Continua após publicidade

Resposta: Baixa autoestima, com certeza, interfere no ato sexual, podendo levar, entre outras coisas, a uma ejaculação rápida. É muito saudável que você se importe com a satisfação de sua parceira e que se interesse em descobrir que tipo de carinhos e práticas sexuais a estimulam mais. E isso pode ser feito por meio da observação e do diálogo.

No entanto, no sexo, também é importante uma boa dose de egoísmo, com a qual você se preocupa com a sua própria satisfação sem medo de ser feliz! Equilibrar o interesse pela satisfação do outro e o egoísmo é a chave para um relacionamento sexual satisfatório e prazeroso.

Parece que você fica muito mais voltado para sua parceira, como que antecipando e – por mais que faça – não será o suficiente para satisfazê-la. Isso gera ansiedade, que leva a um aumento da adrenalina circulante no organismo, que leva à ejaculação precoce.

Cérebro pode interpretar sexo como ameaça ou sinal de perigo

Continua após publicidade

A adrenalina é uma substância, que é produzida no organismo em maior quantidade, quando existe um sinal de perigo e a consequente necessidade de luta ou fuga. A relação sexual pode se tornar um sinal ameaçador, se você tiver medo de ser julgado mal por sua namorada, abandonado ou humilhado. Assim, a adrenalina é produzida em maior quantidade porque o cérebro entende que você está em perigo e precisa fugir daquela situação. Então, o que é preciso, é você confiar mais em você mesmo e entender que nenhum homem ou mulher nasce sabendo como se comportar sexualmente, isto é um aprendizado. Esse aprendizado é possível por meio da observação do comportasmento de outras pessoas, ou indiretamente, por meio de filmes, leituras ou pelo diálogo, troca de experiências e muito mais pela prática.

Dica

O objetivo é procurar viver situações que sejam prazerosas para você no relacionamento com a parceira. Uma boa dica é: procure fazer sem medo o que tem vontade. É claro que o limite é não provocar danos físicos ou emocionais a você ou a parceira. Se sua parceira também fizer o mesmo, a tendência é que tudo comece a melhorar.

Continua após publicidade

Se vocês dois estiverem à vontade para fazer e pedir coisas, então cada um cuidando de si na relação com o outro e cuidando da própria satisfação, terão grandes chances de obter o prazer desejado. Lembre-se você é responsável por 50% e sua parceira dos outros 50% do sucesso da transa. Não coloque toda a responsabilidade em cima de você.

Procure conversar com sua garota e saber o que a agrada mais para poder explorar essas possibilidades durante a transa. Mas dê a mesma importância às suas próprias preferências e também conte a ela e procure realizá-las também.