Seriedade pode determinar sucesso ou fracasso do relacionamento

por Eduardo Yabusaki

Vivemos uma época em que tanto se fala em relacionamento, felicidade, qualidade de vida, mas em se tratando de conflitos relacionais, na prática pouco se discute ou se reflete.

Continua após publicidade

Em consequência os conflitos e problemas pipocam e não se resolvem.

A seriedade com que se vive um relacionamento pode ser contundente no sucesso ou não do mesmo. Afinal, quando se fala em relacionamento sério, pensa-se de imediato em compromisso e não em suas implicações como: convivência intensa, crescimento dos sentimentos, surgimento de divergências e conflitos.

Num relacionamento é preciso avaliar como andam: o respeito, a cumplicidade, a reciprocidade, o afeto, pois em muitas situações as pessoas acabam falando ou prometendo coisas que o outro quer e não aquilo que seja verdadeiramente seu. Muitas vezes vivem iludindo e se iludindo. Mas assim não se constrói uma boa base para a vida a dois.

Lamentavelmente nos relacionamentos vive-se uma época em que o descompromisso é associado à liberdade, que as pessoas não querem ou não pensam em abrir mão; como se o relacionamento compromissado significasse a perda dessa liberdade. Por um curto período o relacionamento resiste sem um compromisso maior, mas a convivência e a necessidade de intensidade maior dos sentimentos, conduzem naturalmente a um maior comprometimento entre as partes.

Continua após publicidade

É muito bom viver a paixão, como também é importante que os sentimentos cresçam e evoluam para uma construção maior de vínculo e compromisso. Porém, para tanto é preciso que ambos estejam preparados e desejosos por tal envolvimento.

Um ponto crucial é a transparência como as partes tratam seus desejos e expectativas. Caso contrário, qualquer situação ou evento passa a ser motivo de conflitos ou cobranças. Aí se deixa de viver o relacionamento e o estresse passa a dominar a convivência. Nessas condições a ruptura é uma questão de tempo.

Mesmo entregue aos sentimentos de paixão e amor, deve-se sempre avaliar como se evolui ou não no sentido de construir uma relação que esteja dentro das expectativas.

Continua após publicidade

Não existe uma fórmula de como construir o relacionamento ideal, mas pode-se buscar no seu decorrer que caminhe na direção do que se espera ou se considera satisfatório para ambos. Um relacionamento para dar certo, se os dois assim desejam, tem que se fazer dar certo e não esperar uma pessoa com quem possa dar certo, às vezes atrás de um relacionamento idealizado. Portanto, nunca desista e acredite sempre!