Ele não quer me namorar por se sentir inferior a mim. O que faço?

por Anette Lewin

"Ele gosta de mim, mas não quer me namorar por se sentir inferior a mim. Como posso ajudá-lo? Um homem inseguro pode tentar esconder seus sentimentos por uma mulher, por se achar inferior física e financeiramente? Ele me beijou uma vez. Mudou se para perto de mim e aos poucos descobriu que ganho bem como desenhista, que outros homens me assediam e começou a agir estranho. Quando tento uma aproximação, diz que mereço alguém melhor que ele. Tento falar que estou interessada, mas ele cria uma barreira para que eu nem consiga começar o assunto."

Continua após publicidade

Resposta: Uma pessoa que se sente inferior à outra pode criar uma dificuldade de aproximação como uma espécie de "isca ". Explico: alguém que não é fácil de ser conquistado se torna mais atraente do que alguém que é facilmente seduzível. Assim, existe a possibilidade de ele estar se "fazendo de difícil" para se tornar mais atraente aos seus olhos, já que, talvez, não acredite que tenha outras qualidades para conquistar uma mulher como você.

Se ele começou a agir assim depois que percebeu seu nível sócioeconômico e o assédio de outros homens a você, talvez tenha se sentido inferiorizado e concluído que ao invés de ficar competindo com os outros por você, fugir e fazer você correr atrás dele seria uma tática de conquista mais garantida. E podemos dizer que, se isso for verdade, a tática dele está funcionando. Afinal, você parece bem interessada em conquistá-lo, não é?

Antes de mais nada, tente entender quais são os aspectos desse homem que realmente a atraem. Certifique-se de que você não quer conquistá-lo apenas por que ele é "difícil". Afinal, o que houve de concreto entre vocês foi um beijo. Certamente, você está mais apaixonada pela fantasia que faz dele do que por ele.

Vale a pena tentar conhecê-lo melhor?

Continua após publicidade

Se você concluir que vale, tente. Se ele quiser, é claro. Porque existe a possibilidade de ele realmente não querer se vincular a você; de tudo não passar de um flerte que ficou em um beijo.

Cabe a você usar sua sensibilidade para concluir se o comportamento dele não passa de uma tática de conquista ou se ele realmente não está mais interessado em você.

Dicas para aproximação

Continua após publicidade

Se concluir que existe o interesse dele por você, aproxime-se aos poucos, sem cobranças. Tente dizer a ele por que você o acha interessante para mostrar que apesar das diferenças físicas e sócioeconômicas você o vê como um bom parceiro. Resista aos nãos com argumentos verdadeiros, frutos de uma reflexão. Cuidado para que ele não a veja como uma pessoa que o quer por mero capricho. Vá construindo seu relacionamento aos poucos e entendendo melhor se, de fato, conviver com ele é agradável. Só depois do convívio próximo é que uma pessoa mostra quem realmente ela é.

Finalmente entenda que muitas vezes flertes são apenas flertes; muitos terminarão depois de um ou dois encontros. Não insista por muito tempo com alguém que não lhe dê respostas positivas: você pode até conquistar uma pessoa por insistência, mas ficará com o ônus de carregar esse relacionamento quase sozinha correndo o risco de perdê-lo a qualquer momento. Um relacionamento saudável se constrói aos poucos, com a participação de ambos de forma espontânea.

Certamente, qualquer relacionamento precisa de dedicação, empenho e generosidade para fluir. Mas a leveza, o conforto e a sensação de cumplicidade devem estar presentes na rotina de qualquer vínculo amoroso. Se isso não estiver acontecendo, provavelmente o relacionamento não encontrou um equilíbrio suficientemente forte para fazê-lo amadurecer.