Emoções e pensamentos conduzem a inteligência

por Marta Relvas

O ritual de passagem do final de ano nos promove uma expectativa do que virá. Portanto, é tempo de navegar no desconhecido dos próximos dias e durante o novo ano.

Continua após publicidade

É tempo de renovação! É tempo de rever nossas memórias e projetar nossos futuros!  Para isso, nossa mente, o nosso cérebro e corpo são os grandes “palcos” para essas incríveis transformações.

Somos o único animal no planeta capaz de construir um imaginário favorável ou não em relação às memórias e expectativas. Essas estão sempre relacionadas e regadas às emoções, que serão elaboradas e interpretadas pelo cérebro de recompensa. Além disso, nosso cérebro, poderoso e rico em sinapses (ligações elétricas e químicas entre neurônios), nos permite receber, associar, decodificar, integrar e armazenar as informações oriundas de nossas percepções e sensações.

As reações emocionais estão ligadas às estruturas cerebrais denominadas amígdalas cerebrais. Tais estruturas estabelecem um conjunto impressionante de conexões com as redes de memória de longo prazo e áreas do córtex, que interagem com o hipocampo que tem a função de armazenagem de informações significativas em suas implicações emocionais ligadas as recompensas e punições. As amígdalas cerebrais não têm conexões diretas com o córtex pré-frontal, porém emoção e razão dialogam entre si através de estruturas denominadas córtex cingulado e córtex orbital. Eles funcionam como “filtro” das emoções, e nos permitem modular e tentar equilibrar a dupla razão e emoção. É importantíssima a existência desse recurso, pois, caso contrário, não seríamos capazes de compreender e “corticalizar” nossas emoções.

Dessa forma, conexões que partem das amígdalas cerebrais para o córtex permitem que as redes de defesa das amígdalas atuem sobre a atenção, a percepção e a memória nas situações nas quais nos defrontamos no dia a dia. Essas sinapses oferecem à memória informações sobre o caráter positivo ou negativo de alguma situação vivenciada e sobre a geração de sentimentos oriundos dessa percepção.

Continua após publicidade

Portanto, é através das nossas emoções, pensamentos e sentimentos que somos capazes de conduzir nossa inteligência cognitiva (capacidade de compreensão e apreensão de informações) ao melhor para as nossas vidas e para a humanidade!

Que todos sejamos felizes nos próximos anos!