Enjoo fácil das pessoas. Entrei num relacionamento e quero que dure, o que fazer?

por Eduardo Yabusaki

A diversidade de situações em que as pessoas vivem o 'ficar' não favorece o desenvolvimento de vínculos e sentimentos mais envolventes.

Continua após publicidade

Isso dificulta encontrar pessoas que desejem compromisso.

Enjoar fácil pode ser real ou fruto de um desaprendizado de como é conviver com alguém diferente nas atitudes, ideias e sentimentos, o que nem sempre é fácil.

Cabe avaliar o que envolve esse enjoo. Em geral enjoa-se de comidas, perfumes, diversão… De pessoas pode-se cansar ou mesmo ter conflitos, mas enjoar parece ser uma reação de intolerância ou mesmo impaciência.

Ao iniciar um relacionamento o qual possa valer a pena e consequentemente estabelecer um compromisso, é preciso saber que divergências e diferenças irão existir e os conflitos acontecerão.

Continua após publicidade

Quando se está apaixonado, tudo é muito lindo e maravilhoso, os sentimentos intensos camuflam ou abrandam os defeitos e só virtudes do outro são importantes. Entretanto, sabemos que essa paixão fulminante passa com o tempo e ambos começam a se conhecer de forma mais clara. Por vezes é aí que o príncipe vira sapo e surgem as primeiras dúvidas e questionamentos.

Condições essenciais para o relacionameto poder durar:

1ª) Lidar com com conflitos

Continua após publicidade

É importante que tenha a clareza de quais são os seus interesses e o quanto essas barreiras podem ser enfrentadas e superadas, pois existem situações em que esse esforço pode ser recompensado com a superação e outras não, em que por mais que se esforce, não será suficiente para o bem-estar. Um exemplo disso, é quando ele declaradamente demonstra não abrir mão da convivência com os amigos. Entendamos aqui que a expectativa não é a de que ele abandone os amigos, mas que essa convivência seja dentro de condições que não atrapalhe a convivência do par.

Tenha claro que todas as situações de conflito indicam que algo não está bem. Portanto, merecem atenção e não devem ser ignoradas ou tratadas como algo menos importante. É preciso que se reflita e busque novas atitudes.

2ª) Entregar-se aos sentimentos

Acima de tudo, deixe-se invadir pelos sentimentos e emoções, viva intensamente tudo o que acontece. Essa pode ser a fórmula de sucesso para que um relacionamento seja duradouro.