Entenda a bulimia

por Ana Maria Costa

A bulimia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso.

Continua após publicidade

Geralmente as mulheres são mais acometidas por esse transtorno, mas as pesquisas na área mostram que os homens também sofrem com isso.

Ao contrário da anorexia nervosa onde existe o medo de engordar, a bulimia é o medo de não emagrecer.

Devido a uma excessiva preocupação em perder peso, comportamentos como o vômito é uma prática comum para se livrarem de alimentos ingeridos.

Os que apresentam a bulimia têm dificuldade em controlar o ato de comer passando a ter compulsão, que por sua vez são geradas pelos longos períodos sem ingerir alimentos. Sendo assim, existe um ciclo em virtude do exagero do medo de não perder peso.

Continua após publicidade

Ritual de quem sofre de bulimia

Obedecendo a uma sequência de atitudes:

1ª) O medo de não emagrecer faz com que fiquem sem se alimentar por longos períodos;

Continua após publicidade

2ª) Devido a isso ocorrem atos de compulsão alimentar onde existe uma ingestão de alimentos desproporcional, come-se muito em curto espaço de tempo;

3ª) Sentimentos de tristeza, culpa e frustração por não se controlar, culmina no vômito com a tentativa de eliminar os alimentos e não engordar. Outra pratica é o uso de laxantes para que haja a eliminação via intestino.

Sintomas físicos

As pessoas que apresentam a bulimia com frequência têm o dorso da mão marcado pelos dentes devido aos constantes vômitos induzido pelos dedos na garganta, os dentes ficam amarelos devido ao acido proveniente do estômago.

Os resultados desses comportamentos são preocupantes, pois ao vomitar e usar laxantes o organismo registra a perda de substâncias que mantêm os órgãos saudáveis. Existem casos de parada cardíaca por excesso desses comportamentos.

O tratamento para bulimia nervosa envolve intervenção médica e psicológica.