Transtorno alimentar está ligado à imagem corpórea

por Angelo Medina

Nesta entrevista ao Vya Estelar, a psiquiatra Dra. Ana Beatriz B. Silva fala sobre sintomas, causas, prevenção e tratamentos para anorexia, bulimia e compulsão alimentar. No caso dos homens, complexo de Adonis, e diz como os pais devem lidar com a situação.

Continua após publicidade

E mais: Por que esses tempos modernos tornam as mentes cada vez mais insaciáveis? Por que ter ou buscar um corpo perfeito ficou tão importante para as pessoas?

Vya Estelar – O que são: anorexia, bulimia e compulsão alimentar?

Dra. Ana Beatriz B. Silva – São alterações do comportamento associados à alimentação e à forma como as pessoas percebem a imagem de seus corpos. Pode ainda afirmar de maneira mais simples e objetiva que nos transtornos alimentares (anorexia, bulimia e compulsão alimentar), o comportamento alimentar guarda estreita relação com a autopercepção corpórea.

Vya Estelar – Como funciona a mente dessas pessoas?

Continua após publicidade

Dra. Ana Beatriz B. Silva – Em cada pessoa há pequenas diferenças. No caso da Anorexia Nervosa (AN), as pessoas possuem a mente e consequentemente seus pensamentos norteados pelo pavor descabido e inexplicável de ganharem peso, mesmo as que já se apresentam extremamente emagrecidas ou caquéticas.

Na AN existe uma grave distorção da imagem corpórea, o que faz com que as pessoas estabeleçam pesos ideais muito aquém dos necessários para satisfazer os padrões mínimos de saúde. Para alcançá-los submetem-se a rituais alimentares rígidos e agressivos consigo mesmas.

Orgia alimentar

Continua após publicidade

Na bulimia nervosa (BN) a pessoa apresenta episódios de ingestão de grandes quantidades de alimentos, também chamados de binge eating (ou 'orgia alimentar'), seguidos de ações compensatórias que visam 'eliminar' os alimentos ingeridos (são os rituais purgativos), onde os mais comuns são os vômitos autoinduzidos, abuso de diuréticos, laxantes, *enemas, excesso de exercício físico ou longos períodos de jejum. É interessante observar que na mente dos pacientes com BN existe uma crença que eles podem de fato eliminar 100% de todo o conteúdo que foi ingerido através dos rituais purgativos.

No Transtorno Alimentar Periódico (TCAP) ocorrem episódios de descontrole alimentar, nos quais há uma ingestão pesada e desenfreada de alimentos, seguida por uma enorme 'ressaca moral' dominada por grandes doses de auto-reprovação e inundada de sentimentos de culpas.

Vya Estelar – Quais são as consequências desses transtornos para a saúde?

Dra. Ana Beatriz B. Silva – No caso da saúde física novamente temos que separar os transtornos:

– Na AN existe uma taxa de letalidade significativa e isto ocorre por desidratação, arritmia cardíaca por falta de potássio, desnutrição severa. Há ainda a osteoporose e envelhecimento precoce.

– Na BN as taxas de mortalidade são baixas, porém existem: overdose de drogas, acidentes de carro, problemas cardíacos e crises hipertensivas decorrentes de substâncias utilizadas nos métodos compensatórios ou purgativos.

– No TCAP existe um risco significativo de evolução para obesidade e nestes casos temos todas as consequências físicas apresentadas pelos obesos.

Em termos de saúde mental e emocional vemos em todos os três transtornos a presença de baixa autoestima e muito sofrimento por não serem 'fisicamente' como desejariam.

Vya Estelar – O que a senhora aconselharia para prevenir essas doenças?

Dra. Ana Beatriz B. Silva – É preciso uma mudança na mente da sociedade. Temos que aprender a pensar que o homem (como espécie) é um intrincado complexo tridimensional: corpo (músculos e órgãos), mente (pensamentos e ideias) e espírito (consciência ampla). Temos que nos dar conta do tamanho desse patrimônio que recebemos. Temos que romper com os padrões que teimam em robotizar em série os corpos e mentes. É preciso ensinar nossas crianças desde muito cedo que existem vários e encantadores ângulos de ver e viver a vida.

Vya Estelar – Como deve ser o tratamento para esses transtornos?

Dra. Ana Beatriz B. Silva – Os transtornos alimentares (TA) são quadros de natureza bastante complexa e, por isso mesmo, requerem tratamento igualmente complexo. Seus sintomas abrangem áreas clínicas bastante diversas, como alterações endocrinológicas, nutricionais, comportamentais e psicodinâmicas. Existe uma grande perturbação tanto do funcionamento psíquico quanto somático. Em função desses aspectos seu tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar para que possam trabalhar os vários sinais que se apresentam em desequilíbrio no estado geral do paciente.

É fundamental entender que para os pacientes com AN e BN o tratamento é inicialmente visto como uma ameaça aos seus métodos de controle da sua forma corpórea, pois acham que qualquer abordagem terapêutica tem por objetivo 'engordá-los', o que não é verdade. Um tratamento que concilie terapêutica medicamentosa precisa, psicoterapia cognitivo-comportamental, orientação nutricional e física de qualidade é capaz de trazer bem-estar físico e mental a todas as pessoas que sofrem de transtornos alimentares.

Vya Estelar – A anorexia está cada vez mais precoce, já acontece com meninas entre seis e dez anos de idade. Por quê?

Dra. Ana Beatriz B. Silva – Não somente a anorexia, mas a bulimia, a compulsão alimentar e até a obesidade infantil têm crescido em proporções significativas nos últimos tempos. Não podemos esquecer que nas sociedades industrializadas, onde há excesso de alimentos, luxo e luxúria, ser magra é considerado um dos maiores, senão o maior atributo de atração feminina. Este tipo de valor sóciocultural supervalorizado se torna um fator desencadeante importante em personalidades mais pré-dispostas com autoestima fragilizada.

Já em relação à obesidade infantil, tem o fator desencadeante na sedução explícita das grandes redes de fast food, com brindes coloridos, jogos recreativos e salões para festas comemorativas com coleguinhas. Estes são atrativos irresistíveis para os pequenos.

Vya Estelar – Existe algum conselho específico para os pais?

Dra. Ana Beatriz B. Silva – Os pais devem estar muito atentos, pois os quadros de anorexia, bulimia ou compulsão alimentar não surgem do dia para a noite. Tudo é um processo de adoecimento que se inicia muito antes do quadro aparecer de forma drástica e com risco vitais para saúde física/mental do indivíduo. É importante observar as mudanças nos hábitos alimentares tais como: nega-se a fazer refeições com a família, levanta-se imediatamente ao término da refeição e vai ao banheiro, permanece em jejum por períodos prolongados do dia ou apresentam alterações nos ritmos biológicos normais como atraso no desenvolvimento físico e sexual na adolescência, suspensão ou irregularidades no ciclo menstrual, excesso de sono durante o dia, quedas de pressão frequentes e repentinas.

Vya Estelar – Existiria uma causa comum para tais transtornos ou também podem ter motivações diferentes?

Dra. Ana Beatriz B. Silva – Não existe uma única causa para os transtornos alimentares, eles possuem uma natureza multifatorial, envolvendo fatores como vulnerabilidade genética, psicopatologia parental, experiências e pressões sócioculturais. Trata-se de um sofisticado quebra-cabeça que determina a forma como cada cérebro vai funcionar e gerar suas interpretações singulares.

Vya Estelar – Esses transtornos podem ser um modismo?

Dra. Ana Beatriz B. Silva – Não se trata de 'modismo', o que ocorre é que o padrão estético dominante numa sociedade é algo que pode variar de acordo com o momento cultural ou mesmo e prioritariamente, com a demanda econômica em produzir moda e adereços compatíveis com esse padrão estético estabelecido. Como esse aspecto socio-cultural compõe um fato importante no aparecimento dos transtornos alimentares, eles acabam influenciando o número de casos. Nos dias atuais o padrão estético preconizado e estimulado é bastante rígido e isso se torna um gatilho poderoso na explosão de casos em toda a sociedade ocidental.

Complexo de Adonis

Vya Estelar – Por que os homens também sofrem desse males: bulimia, anorexia e compulsão?

Dra. Ana Beatriz B. Silva – A pergunta que se fazia tempos atrás era justamente o contrário: Por que os homens não apresentavam anorexia e bulimia?

Hoje vemos que entre eles havia sim casos de AN e BN, só que eram extremamente raros. O que mudou foi a condição de raridade, no entanto observamos também que o nível de exigência social em relação a uma estética masculina padrão passou a existir e ser estimulada na cultura masculina. Enquanto as mulheres buscam uma magreza inatingível, os homens são pressionados por apresentarem músculos e força física, daí os casos de vigorexia ou 'complexo de Adonis' entre os homens, que seria uma versão masculina da anorexia nervosa feminina.

Vya Estelar – Por que esses tempos modernos tornam as mentes cada vez mais insaciáveis?

Dra. Ana Beatriz Silva – Porque são tempos mais exigentes, onde temos que ser 'bons' em muitas coisas, assim ao tentarmos corresponder a todos esses padrões de aparência e desempenho nos tornamos mais ansiosos e a compulsão alimentar se traduz numa das facetas compulsivas que essa ansiedade brutal pode apresentar. Isso também em outros setores como no aumento assustador das compulsões por compras, jogos (bingos) drogas, sexo, etc.

Vya Estelar – Por que ter ou buscar um corpo perfeito, ficou tão importante na vida das pessoas?

Dra. Ana Beatriz B. Silva – O que está por trás disso é uma poderosa indústria da beleza sintética e de consumo e claro uma total falta de autoconhecimento individual para que as pessoas possam buscar a felicidade real. É claro que felicidade tem um significado diverso para cada um de nós seres humanos, mas ela depende do processo de autoconhecimento, pois somente assim saberemos quem somos, como funcionamos, do que gostamos, o que nos faz mal, o que é belo a despeito das opiniões alheias, quais são nossas potencialidades e talentos, qual é a nossa capacidade de explorá-los criativamente e onde devemos buscar a nossa real felicidade.

Não existe felicidade real à venda, ela depende de valorizarmos os aspectos bons e 'ajustarmos' nossos aspectos limitadores que nos trazem desconforto vital.

*Enema: Injeção de medicamentos ou de alimentos pelo reto