Acelerar metabolismo não é garantia de emagrecimento

por Adriana Kachani

A palavra metabolismo sai com tanta facilidade de nossas bocas. E seus derivados também: metabolizar, metabolizado, entre outros. A maioria de nós nem sabe direito o que elas querem dizer. Eu não sabia.

Continua após publicidade

Quando entrei na faculdade de nutrição as pessoas falavam tanto nessas palavras, com tanta naturalidade, que eu tinha vergonha de perguntar o que elas significavam exatamente.

Uma vez me armei de coragem e perguntei a um professor, que me respondeu: “É a forma como os alimentos e nutrientes são processados no nosso corpo.” Na época, a resposta me satisfez. Hoje, procurando no dicionário Houaiss encontro que metabolismo é “o conjunto dos fenômenos químicos que transformam matéria em energia num ser vivo”. Talvez o Aurélio seja mais claro; “conjunto de fenômenos físicos e químicos que produzem substância viva organizada e, também do que levam, no organismo, à conversão de substâncias em produtos a serem excretados”. Mas ainda prefiro a explicação simples de meu professor.

De qualquer forma, temos que saber que tudo que ingerimos é quebrado em partículas minúsculas através do processo de digestão. Essas partículas vão ser aproveitadas, muitas vezes transformadas para formar energia e manter-nos vivos. É isso. Parece fácil, mas muitas coisas e situações podem influenciar neste mecanismo, por exemplo:

• Idade: quanto mais velhos ficamos, mais lento se torna nosso metabolismo;

Continua após publicidade

• Menopausa: está relacionada com idade, mas também com as mudanças hormonais que ocorrem neste período;

• Hipotiroidismo: a doença se manifesta pela diminuição da produção dos hormônios da tireóide, hormônios esses responsáveis justamente pelo bom funcionamento do metabolismo;

• Outras situações especiais, como erros inatos do metabolismo, podem diminuir o metabolismo de alguns nutrientes específicos.

Continua após publicidade

Mas quando estamos de dieta, a questão toda é como acelerar nosso metabolismo a fim de gastarmos mais energia. A pergunta ainda não está esclarecida pela literatura científica. Caso estivesse, seria a chave de todos os nossos problemas, não é? Mais ou menos, de nada adianta acelerar o metabolismo e continuar comendo uma quantidade energética elevada. Acelerar o metabolismo pode ser uma forma de ajudar a dieta, desde que a dieta seja levada a sério!

O fato é que levados a analisar certas situações patológicas onde a temperatura corporal se eleva (febre, por exemplo) e emagrecemos, alguns cientistas começaram a supor que alguns alimentos poderiam elevar a *termogênese corporal e, consequentemente, aumentar efeitos metabólicos.

É o caso das proteínas. Parece que elas poderiam aumentar a temperatura corporal e assim, aumentar o metabolismo também. Mas atenção: isso não significa que uma dieta de proteínas seja a melhor. As dietas devem ser balanceadas, pois cada grupo de alimentos tem sua função biológica. Deve-se lembrar que alguns tipos de proteínas, apesar de serem termogênicas, podem ser também muito calóricas e prejudiciais na qualidade de suas gorduras, como é o caso de algumas carnes vermelhas mais gordurosas.

Outros alimentos que podem ser termogênicos, e neste caso sem a adição de calorias derivadas de gorduras são as pimentas. Quem nunca comeu um alimento apimentado e sentiu aquele “calorzinho” no corpo? Pois é, esse calor indica que a pimenta seja capaz de aumentar o metabolismo.

A cafeína também se mostrou ótima ativadora do metabolismo. Mas não vale se entupir de chocolate e depois dizer que foi recomendação da nutricionista! Nem tomar café o dia inteiro, com açúcar, que vai engordá-lo também. Estou falando de chás de cor escura, por exemplo chá mate, chá preto e o melhor de todos: chá verde, que além de acelerar o metabolismo é riquíssimo em antioxidantes.

Alimente-se de três em três horas

Outra forma de ativar o metabolismo é alimentar-se de três em três horas. Quando fazemos um jejum prolongado, nosso organismo entra em estado de alerta, para poupar energia, trabalhando assim, mais lentamente. Fazer lanches a cada três horas é exatamente o que o nome diz: LANCHE, um a refeiçãozinha pequena, que pode ser uma fatia de pão integral com queijo magro, um iogurte desnatado, um punhado minúsculo de nozes e outras oleaginosas, um pedaço pequeno de bolo simples caseiro, uma barra de cereais, três bolachas de água e sal, entre outros.

A atividade física também aumenta muito o metabolismo. E esse é um dos motivos que se fala tanto em dieta + atividade física para perda de peso e alimentação saudável em geral. Quanto mais músculos temos, maior o metabolismo corporal. Sendo assim, a atividade física aeróbica é ótima para condicionamento físico e até para perda de peso em situações especiais (fale com seu treinador para melhores explicações), mas sabe-se que nada como a atividade de força, principalmente a musculação, para otimizar seu metabolismo.

Mas lembre-se que metabolismo aumentado pode significar também desidratação. Assim, não se esqueça de tomar MUITA ÁGUA, para que se possa contrabalancear esse efeito adverso e emagrecer de forma saudável.

*Termogênese: produção de calor nos seres vivos