Essência da generosidade é fazer o bem de forma natural

por Emilce Shrividya Starling

A essência da generosidade é fazer o bem de forma natural, a quem quer que seja sem esperar nada em troca. O ato de generosidade pode ser pouco para quem faz, mas, para quem recebe, tem um valor inestimável.

Continua após publicidade

Um simples gesto atencioso pode mudar uma vida. Ao amparar alguém, você faz com que ele siga em frente e ajude a mais pessoas.

Ao praticar atos bondosos, a pessoa se sente mais alegre, sai de si mesma e vê a vida de outra maneira, com menos egoísmo e apegos.

Quem está sofrendo por algum motivo, alivia a própria dor ao ser útil e ao ajudar.

Como afirma a psicóloga Maria Leticia Barsotti, do Hospital Albert Einstein: "Quem é generoso, esquece os próprios problemas, fica menos amargurado, mais voltado para o mundo e menos para si mesmo. Quando vemos outras realidades, nos tornamos menos carrancudos e ficamos mais sensíveis, vivendo os dias com mais leveza".

Continua após publicidade

Esses atos bondosos fazem bem a quem faz, a quem recebe e a quem está ao redor, formando uma Corrente do Bem, que torna a sociedade mais gentil e sem violência. São nossas pequenas atitudes que, somadas, podem construir uma sociedade mais generosa.

Eugenio Mussak, especialista em desenvolvimento humano afirma que: "Algumas pessoas fazem o bem porque, de certa forma, é isso que a sociedade espera delas. Mas, para outras, o bem é um valor intrínseco, está dentro delas. Escolher a bondade é uma opção ética de quem acredita que essa é a melhor alternativa para nós e para o mundo em que vivemos. E, quando olhamos em perspectiva o que fizemos e analisamos nossos atos, temos tendência a querer corrigir os erros. Fazer melhor significa optar racionalmente pelo bem e presentear o outro com gestos de generosidade".

Atos de bondade e gentileza aquecem nossa alma e acalma nosso coração para sentir confiança e gratidão.

Continua após publicidade

A neurocientista Suzana Herculano Houzel explica que: "Cada ato de generosidade requer o esforço de quem pratica e a confiança de quem recebe. Nessa troca, neurotransmissores são ativados e hormônios estimulados. Aparece com frequência a oxitocina, um hormônio que age sobre a capacidade de empatia do individuo. A oxitocina é o hormônio envolvido no vínculo entre pessoas, que dá prazer. Funciona como um mecanismo de recompensa: faço o bem, recebo em troca esse hormônio que faz com que me sinta bem e ainda provoca o instinto de proteção em relação ao próximo".

O Yoga nos ensina que ajudar ao outro não é um favor. Nós é que temos que agradecer por poder servir e ser útil, pois nós ganhamos méritos por nossas boas ações e melhoramos nossa colheita cármica.
"A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz ao seu semelhante", nos ensinou Gandhi.

Como disse um Mestre do Yoga: "Quando você é capaz de transmitir bondade, quando é capaz de demonstrar bondade, quando é capaz de falar suavemente, quando é capaz de agir suavemente, isso afasta o medo. Afasta o medo nos outros e afasta o medo em seu próprio interior. Abre seu coração. A bondade faz com que você confie e se mova para diante. A bondade relaxa todo seu ser para que você possa apreciar a benevolência inata do universo".

Embora a bondade possa parecer branda, frágil e delicada, ela definitivamente não é fraca. A bondade pode ser suave, natural e leve, mas nada disso implica em falta de força. E, como diz um santo francês: "Nada é tão forte como a bondade, nada é tão suave como a verdadeira força".

O Yoga nos diz que bondade é força e força é bondade. Precisamos equilibrar essas duas virtudes de bondade e força para que fiquem em harmonia em nossas vidas. Quando você se sente forte, você experimenta bondade. E perceba que quando você está sendo bondoso, você se sente forte, protegido por Deus.

A bondade é uma grande força. Mais do que a força física, é a força do coração, a força mental, força de compreensão e experiência, força de conhecimento elevado e sabedoria. Como disse Gandhi: "O amor é a força mais sutil do mundo".

O Yoga afirma que devemos ser mais suaves que a manteiga e mais duros que o diamante. Conseguir equilibrar suavidade e força, coragem e alegria, entusiasmo e serenidade.

A bondade que praticamos não deve ser falsa. Não é uma máscara que colocamos para impressionar os outros. Nem é uma forma de atrair compaixão dos outros, de manipular os sentimentos deles ou de se aproveitar de suas boas intenções.

Não se pode colocar uma máscara de bondade, uma máscara de humildade. Não podemos fingir que nosso coração é suave ou que não sentimos raiva. Se o amor e a ternura não existem do lado de dentro, não podemos fingir que estão ali. Não podemos simplesmente assumir um disfarce de não violência.

Mas, podemos cultivar a não violência, a suavidade, a tolerância, a generosidade. Desenvolvendo uma boa compreensão, sendo bom com os outros, estudando as escrituras e servindo a humanidade, podemos cultivar a bondade e fazê-la crescer. Dessa maneira, sentimos entusiasmo e mais alegria interior.

A verdadeira bondade faz nascer as maiores virtudes. Onde há bondade, outras virtudes também aparecem. A bondade é acompanhada de qualidades como paz, bem-estar mútuo, respeito, altruísmo, gentileza, generosidade, empatia, amor.

Oremos com uma escritura do Yoga, o Shrimad Bhagavatam:

Que o mundo fique em paz. Que os maus se tornem bondosos. Que todas as criaturas pensem no bem-estar mútuo. Que sua mente se ocupe do que é auspicioso. E que nosso coração se absorva em amor desinteressado pelo Senhor.

Cultive a bondade. Cuide dela com atenção e a mantenha na vida diária. Dê espaço para a bondade se expandir. Cultive a gentileza com você e com os outros.

Contemple esse sábio ensinamento do Yoga: "Faça aos outros o que gostaria que fizessem para você". E aplique isso em sua vida diária.

Reflita sobre as palavras de Madre Teresa de Calcutá: "Nunca se preocupe com números. Ajude uma pessoa de cada vez e sempre comece pela mais próxima de você".

Sinta-se abençoado por poder ajudar com o que sabe e com o que tem. Fique com o coração feliz por ser útil de alguma forma. Ao ajudar, você alivia o sofrimento alheio, aprende, ganha sorrisos e se torna mais forte e bondoso. Namaste! O Deus que habita em mim agradece o Deus que habita em você! Fique em paz!