Torne-se mais positivo e sorria para a sua vida

por Emilce Shrividya Starling

Ser positivo não é ser otimista demais, achando que tudo é cor-de-rosa, nem é minimizar os problemas ou fingir que eles não existem. Não é ser ingênuo ou sonhador.

Continua após publicidade

Na verdade, quem é positivo confia na sua capacidade de lidar com as situações, de aceitá-las, de resolvê-las da melhor maneira possível.

Não se sente revoltado com o que lhe acontece, nem fica idealizando sua vida, com fantasias impossíveis e mirabolantes. Tem sabedoria para compreender seus limites, suas limitações e sabe se adaptar a elas.

Não permite que o negativismo tire o entusiasmo e o sabor de sua vida. Cultiva uma postura de equilíbrio na mente. Não é pessimista e nem otimista. Possui uma atitude positiva, afirmativa e confiante diante da vida.

Uma das maneiras de treinar ser positivo é não ter expectativas exageradas que conduzem ao pessimismo. Geralmente, quem é muito otimista, acaba sentindo-se frustrado e tornando-se pessimista.

Continua após publicidade

Aprenda a cultivar uma mente positiva que atrai a prosperidade e o sucesso. Aprenda a relaxar e a manter essa atitude na vida diária, apesar de todos os desafios e imprevistos. Desenvolva a atitude de estar tranquilo apesar de…

Não basta ler sobre isso ou desejar ser positivo e tranquilo. Não é apenas ser racional. É necessário equilibrar as emoções, acalmar corpo e mente. É conquistar uma mente pacífica, purificando os pensamentos, a fala e as ações. É desenvolver virtudes como a paciência, o libertar-se da raiva, da inveja, dos apegos.

É sentir-se feliz e agradecido com o que você tem no momento presente.

Continua após publicidade

Isto é um treinamento diário, que envolve práticas de apaziguamento, de relaxamento, da hatha yoga, do canto dos mantras e de meditação.

É compreender que muitos problemas não têm solução porque eles não existem, pois são apenas criados pela mente negativa. Ao ter esse insight, você entende que cria muitos sofrimentos desnecessários ao alimentar medos imaginários para o futuro.

Treine sua mente para ser mais sereno e sorrir

Acorde com o coração agradecido e sinta-se renovado e cheio de entusiasmo para mais um dia. Em vez de reclamar por estar acordando cedo, ou por causa do calor, da chuva, agradeça o fato de estar respirando e pela bênção da vida. Agradeça seu trabalho e seu aprendizado diário.

Entenda que aquela pessoa difícil em sua vida, é como um mestre a lhe ensinar a tolerância, o perdão, a boa vontade. Agradeça por ela estar polindo seu ego e lhe ajudar a desenvolver qualidades como compreensão e paciência.

Aprecie o canto dos pássaros de manhã. Saiba saborear, sem pressa, uma simples xícara de chá ou de café, uma música suave, a companhia de um amigo, uma caminhada ao ar livre, admirando o mar, as montanhas, o céu azul, as árvores, as flores, o ambiente ao seu redor.

Experimente começar o dia sorrindo para você mesmo, olhando-se com amor no espelho, desejando a você um ótimo dia.

Sorria para seu cônjuge, para o zelador do prédio, para seus empregados, seus amigos. Pratique o sorriso, enquanto trabalha na cozinha, nos afazeres cotidianos, em uma fila de espera, no supermercado, no seu escritório.

Em vez de se irritar com o trânsito, aproveite para ouvir músicas relaxantes, para ouvir mantras do yoga. Desenvolva mais paciência e fique centrado no momento presente, sem tensões. Seja gentil e calmo no trânsito. Isso é uma grande conquista na vida diária.

A princípio, você pode achar difícil sorrir. Se for esse o seu caso, contemple porque sente que não merece sorrir. Que frustrações e ressentimentos você tem alimentado que lhe impedem de sorrir e de saborear a vida?

Sorrir significa ser você mesmo, ser livre para amar, ser bem-sucedido, sentir-se tranquilo e mais alegre.

Com um sorriso, você relaxa centenas de músculos de seu rosto, relaxa seu sistema nervoso e envia para o corpo a mensagem de que tudo está bem. Assim, você aumenta sua imunidade e o corpo lhe protege das doenças, tornando-se mais forte e saudável.

Através da arte de sorrir, você se descontrai, sente-se confortável em seu interior, na vida, com as outras pessoas. Sorrindo você vai dissolvendo as ansiedades, os medos, as tristezas e se liberta da depressão.

Sente que pode ter responsabilidades na vida, ser forte e firme, e ao mesmo tempo, ter leveza de espírito e amabilidade.

O sorriso é um bom treinamento para a mente relaxar e parar de se preocupar tanto. Invista na prática de sorrir. Sorria e comece a viver o momento presente. Desfrute da serenidade que vem junto do sorriso e do treinamento de estar presente no aqui e no agora.

É importante compreender que se você viver mergulhado somente nas lembranças do passado ou sonhando com um futuro que ainda não existe, você se tornará triste, deprimido, infeliz, inseguro, pois não existe nem o passado e nem o futuro. Só existe o momento presente.

E, aprender a estar no momento presente é um excelente aprendizado aqui no planeta Terra. É um dos importantes treinamentos da hatha yoga e da meditação.

Mesmo que sua vida esteja difícil, é preciso sorrir e ficar livre de mágoas, do peso do passado ou das expectativas do futuro. Não fique sintonizado apenas com a dor, nem deixe que ela o domine. Somos mais que nossos problemas ou nossas dores.

O que você consegue reclamando e não aceitando seu destino? O que você acha que perde ao sorrir para sua vida? Não fique esperando que aconteçam mudanças favoráveis. Às vezes, o que você acha que é desfavorável, pode ser para seu benefício. Compreenda que tudo acontece para melhor e transforme-se extraindo lições dos acontecimentos.

Como dizia, Baba Muktananda, um grande Mestre do yoga: “Se você chorar, você chora sozinho. Se você sorri, o mundo inteiro sorri com você.” Sintonize com o canal interno do sorriso, da aceitação, da gratidão. Entenda que quando você sorri para a vida, ela sorri para você. Seja alegre!

Experimente agora um suave sorriso

Permita-se sentar tranquilamente para apenas sorrir:

Você pode sentar-se confortavelmente em uma cadeira, alinhando sua coluna e sua cabeça. Abra os ombros, abrindo-se para a vida.

Feche os olhos.
Relaxe os músculos da testa, ao redor dos olhos, entre as sobrancelhas.
Sinta os maxilares e a língua pesados e relaxados.
Sinta o lábio superior e inferior. Sinta a língua descansando em sua boca.

Observe a respiração, sem fazer nada para respirar. Apenas acompanhe o ritmo da respiração.

Inspire tranquilamente e ao expirar sorria.
Inspire e permita que a expiração seja mais longa e sorria ainda mais.
Sorria mais a cada exalação.

Inspire e mentalize : Inspirando acalmo corpo e mente.
Expire e mentalize: Expirando eu sorrio. (e sorria cada vez mais gostoso) .

Simplesmente sorria para você mesmo, para a divindade que habita em você.

Ao sentar-se, tranquilamente e conscientemente, para sorrir, você está sendo você mesmo e vai encontrando seu eixo, seu centro de equilíbrio.

Sinta o poder de sorrir e de estar presente

A suavidade do sorriso vence o ego negativo, vence a raiva e os venenos da mente, como a inveja, os apegos, a ansiedade. Você se torna mais divertido, mais harmonizado. Sorrindo e estando mais consciente do momento presente, você vence a mente turbulenta e inquieta.

Ao desenvolver o hábito de ser positivo e o hábito de sorrir, você pode melhorar vários aspectos da vida como realização pessoal, sucesso no trabalho, no amor, em lideranças.

Além disso, ao sorrir você se sente mais relaxado, e assim, seu cérebro produz serotonina, uma substância que promove a sensação de bem-estar e lhe ajuda a lidar melhor com os desafios e a superar os problemas.

Crie o hábito de sorrir, de acalmar corpo e mente, vivendo a dádiva do momento presente, sentindo-se mais calmo e com entusiasmo. Seja mais feliz, você merece! Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!