Prestar atenção na respiração ajuda a controlar e a acalmar a mente

por Emilce Shrividya Starling

Através dos ensinamentos do yoga, podemos compreender melhor nossa mente e assim aprender a lidar melhor com nossos estados emocionais e mentais.

Continua após publicidade

A mente é um grande mistério em nossa vida. Todos, sem distinção, sofrem por causa da mente negativa. Ela tortura tantos os ricos como os pobres, os jovens e os idosos, cientistas, escritores, empresários e professores. Um sofre por falta de amor, outro por ciúme da pessoa que ama, outro porque não gosta do seu trabalho. Uns têm apegos e temem a morte.

Uma pessoa é infeliz por ter muitos medos e insegurança. Outra pessoa sente depressão por causa de desejos insatisfeitos. Mesmo quem tem riqueza e saúde, teme perder sua felicidade. É muito raro alguém que não seja perturbado pela mente.

Entretanto, a mesma mente que é a causa de sofrimento, é também o meio para alcançarmos a paz de espírito. Tudo depende da mente. Ela é a causa tanto da felicidade como da infelicidade.

Tudo é alcançado através da mente. Quem compreende a mente e consegue torná-la serena e forte, alcança o autodomínio, a libertação e a tranquilidade interior. Atrai o melhor para si, realizando suas metas e ideais.

Continua após publicidade

Mente cria muitas ilusões

A mente cria muitas ilusões. Quem vive remoendo o passado, vive de memórias. Quem está sempre com expectativas pelo futuro, tentando manipular a vida, vive de fantasias. Somente quem treina a mente para viver o momento presente, tem uma vida tranquila e realizada, pois só existe o aqui e o agora.

Quando estamos doentes é mais fácil tratar e conseguir a cura se tivermos o diagnóstico correto. Da mesma maneira, se conhecermos a mente é mais fácil livrar-nos dessas ilusões e fantasias.

Continua após publicidade

A mente é muito importante, sem ela não podemos funcionar, não podemos realizar nada. Se a mente não estiver disciplinada e controlada, nós sofreremos, não importa o que possuamos neste mundo. Nada nos trará satisfação se nossa mente estiver turbulenta e inquieta.

A insônia, a depressão, pânico, medos, doenças mentais são estados da mente cujos pensamentos ficaram sem controle. Se a pessoa está em paz, dorme bem à noite sem comprimidos; sabe apreciar sua vida com serenidade.

Como dizem os Upanishads, uma antiga escritura:

“Desejo, luxúria, tendência a acreditar e não acreditar, dúvida e conhecimento, unidade e diversidade, agitação e paz, medo e coragem, timidez e desembaraço, tudo é produto da mente.”

Homem é aquilo que pensa

A mente segue os impulsos dos sentidos e domina nossa razão e discernimento. Cria medos sem fundamentos, estados emocionais aflitivos e ansiedade. O homem é aquilo que pensa. A mente cria nosso mundo.

Como fazer para controlar a mente?

A Bhagavad Gita, uma escritura espiritual do yoga diz: “Ó Senhor, a mente é inquieta, inconstante, turbulenta, forte e obstinada. Ela é tão difícil de controlar como o vento.”.

Assim como não podemos controlar o vento, não podemos controlar a mente.

Se tentarmos lutar contra ela ou se quisermos reprimi-la na meditação, ela se torna mais inquieta ainda.

O que fazer então?

A mente é controlada pela respiração, quando a respiração se acalma, a mente se aquieta. É porque a mente e a respiração estão interligadas que experimentamos dor e prazer.

Por essa razão, a prática da hatha yoga, da consciência da respiração, do relaxamento profundo e da meditação correta são muito importantes para tranquilizar a mente porque acalmam a respiração.

As posturas da hatha yoga eliminam as tensões e bloqueios de energia do corpo que aprende o poder do silêncio e da calma. Com a constância nas práticas, a mente, antes tão resistente e inquieta, vai se entregando e desliza para estados muito tranquilos, entrando em alfa, estado em que as ondas cerebrais e mentais se tornam mais estáveis e serenas.

Experimente você mesmo o poder do yoga. Vivencie como pode melhor cada dia mais com essas práticas. Namastê! Ou seja, Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!