Escolha correta de escova dental deve começar na primeira infância

Da Redação

Os cuidados com a dentição devem começar a partir do nascimento dos primeiros dentes. Por essa razão, deve-se usar a escova correta para esta fase da vida. Veja como escolher o produto adequado.

Continua após publicidade

Um hábito simples como escovar os dentes diariamente pode prevenir muitas doenças e, em casos extremos, até mesmo um infarto. Mais da metade dos brasileiros, entretanto, não escovam os dentes de forma correta, revelou uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. A causa desse dado, afirmam especialistas, pode ser a opção errada da escova dental, que dever ser criteriosamente escolhida desde o nascimento dos primeiros dentes.

A escovação dos dentes dos bebês e crianças deve ser feita de uma forma prazerosa e divertida, justamente para estimular o hábito da escovação e garantir a qualidade da saúde oral nos anos seguintes. O Prof. Dr. Hugo Roberto Lewgoy, afirma que nesta fase da vida, deve-se tomar muito cuidado para não provocar uma aversão dos pequeninos em relação aos hábitos de higiene oral. "As gengivas dos bebês e crianças são muito delicadas e sensíveis, portanto, recomendo o uso das escovas com um grande número de cerdas e de textura ultramacia", explica o especialista.

Oferecer ao público infantil uma escova eficiente e que possibilite a correta higienização dos dentes sem machucar ou traumatizar as gengivas, é a maior contribuição que os pais podem oferecer para garantir a saúde oral por toda vida de seus filhos. Por isso, a escova é indicada logo após a erupção dos primeiros dentes decíduos (também conhecidos como "dentes de leite"), entre cinco e nove meses, até os seis ou sete anos de idade, quando ocorre o início da erupção dos dentes permanentes.

Uma questão importante é que a escova infantil não pode ser apenas bonita ou cheia de apelos visuais chamativos, ela precisa ter muita qualidade e não pode em hipótese alguma machucar as gengivas.

Continua após publicidade

"Essa escova deve apresentar características desenvolvidas especificamente para esta faixa etária como, por exemplo, a presença de uma cabeça pequena e anatômica, cerdas arredondadas e polidas e um cabo que se adapte facilmente às pequenas mãozinhas", explica.

Para prevenção da cárie e doença gengival não se pode esquecer que a função principal da escova é a realização da remoção ou desorganização da chamada placa bacteriana ou placa dental de maneira eficiente e sem trauma. Portanto, qualquer escova para alcançar esses objetivos deve ter como características principais a quantidade e boa qualidade de suas cerdas.