Esfoliantes para a primavera

por Sonia Corazza

Eu fico muito feliz que nosso corpo muda com as estações. Isso mostra o quanto somos seres ligados à natureza e sob o domínio dessa regência maior. Agora, na entrada da primavera, a pele mostra uma vitalidade mais juvenil.O frio não castiga tanto o corpo e adotamos banhos menos quentes, menos prolongados. Isso é maravilhoso, pois pele e cabelo ficam menos desprotegidos de seu manto natural.

Continua após publicidade

Também sentimos mais disposição para andar a pé e nos movimentar. Resultado? As gordurinhas armazenadas nos meses de inverno vão sendo consumidas a cada dia, ainda que lentamente, mas de forma constante.

Mudar o cardápio nutritivo

Como a exigência do corpo para produzir calor é menor, um lembrete importante é também mudar o menu, aproveitando legumes e verduras da estação. Menos calóricos que as raízes e tubérculos, esses vegetais também aportam sais minerais, vitaminas e nutrientes importantes para o organismo. Faça um prato bem colorido. Escolha alimentos pela cor: verde claro, vermelho intenso, alaranjado vivo. Sinta as texturas e sabores mais delicados. Torne sua refeição uma experiência sensorial.

Renovando a casca externa

Continua após publicidade

Pés e pernas passaram um bom tempo escondidos, assim como braços e cotovelos. Este é um excelente momento de se dedicar à esfoliação mais esmiuçada, ajudando a pele a eliminar áreas hiperqueratinizadas, muito ásperas, presentes no calcanhar, cotovelos e joelhos.

Basicamente temos três tipos de formulações cosméticas esfoliantes: os do tipo mecânico, os químicos e os biológicos.

Esfoliantes mecânicos

Continua após publicidade

São os mais abrasivos de todos, que contém grânulos, esferas, cascas ou sementes moídas, etc. São bem interessantes para a hora do banho, pois ajudam a eliminar as partes mais endurecidas de pele presentes em áreas como os pés. Escolha produtos contendo semente de apricot ou framboesa triturada, esferas de polietileno e grânulos de açúcar mascavo. Faça, durante o banho, uma leve massagem nas regiões a serem tratadas e enxágüe com água morna em abundância. Após secar a pele capriche na hidratação e perceba como a pele está muito mais macia e flexível.

Esfoliantes químicos

Nessa categoria encontram-se as fórmulas baseadas em alfa e beta-hidróxiácidos, como o ácido glicólico e o salicílico, respectivamente. No caso do ácido glicólico, em concentrações bem baixas, podemos fazer uma boa esfoliação no rosto e dorso das mãos, escolhendo produtos cosméticos especialmente formulados para tal fim. Já o ácido salicílico é ideal para a pele acneica, pois ajuda no processo de regulação na produção da gordura superficial que recobre a pele. Ambos são produtos que pedem mais cautela em relação à exposição solar. Portanto, independente de estar na praia ou na cidade, nunca esqueça que sua pele após uma esfoliação química está mais delicada e sensível aos danos solares. Usar filtros com FPS-15 já garantem proteção para a exposição diária, mas não se esqueça que a reaplicação a cada duas horas é importante para garantir a atividade de fórmula.

Esfoliantes biológicos

Aqui entram as enzimas proteolíticas, como bromelina e papaína, principalmente. São derivados de abacaxi e mamão papaia que refinam a pele com bastante eficácia e devem ser aplicados somente à noite. Da mesma forma que os esfoliantes químicos tais produtos deixam a pele suscetível à ação do sol, então fotoproteção é vital!

Aproveite a nova estação para se cuidar mais, afinal a vida passa muito rápido e devemos aproveitá-la com saúde e boa aparência!