Minha esposa paquera outros homens na minha frente e nega. O que faço?

por Anette Lewin

"Minha esposa encara e paquera outros homens na rua, mesmo ao meu lado, ela continua olhando… e depois sempre nega. Já discutimos muito sobre isso, mas ela diz que 'não havia homem nenhum!'. Já a percebi me 'levando' para lá e para cá no supermercado, e depois constatei que era para olhar um homem! Onde ele ia, ela me arrastava… Tive medo de falar no começo, mas já sofri muito com isso. "

Continua após publicidade

Resposta: Você já constatou e se certificou de que esse comportamento acontece, mesmo que sua esposa negue.

Parece haver, por parte dela uma "compulsão" ao flerte, ou seja ela não consegue se controlar mesmo estando na sua frente. Ou consegue, mas prefere trocar olhares na sua frente e negar quando questionada.

Evitando rotular mocinhos e vilões, uma vez que você se sente incomodado com o comportamento de sua esposa, vale uma conversa franca sobre o assunto, onde você coloque claramente o quanto se sente incomodado pela atitude dela e pedindo que ela evite fazer isso em respeito a você.

Tente entender o que mais, além do comportamento dela, incomoda você. Você acha que ela só olha para os homens ou acha que ela vai além disso?

Continua após publicidade

Trata-se de uma simples compulsão à paquera ou você acredita que ela tem casos com outros homens?

E o mais importante: você quer realmente saber o que ela faz da vida pessoal dela e descobrir o que talvez não goste muito, ou prefere ficar ao lado dela independente do que ela faz? Esse questionamento poderá ajudá-lo bastante a entender como agir.

Lembre-se, que se você for atrás e descobrir uma traição, dificilmente continuará casado, a não ser que faça parte de uma minoria no grupo dos homens. Embora muitas mulheres casadas consigam "perdoar" traições o mesmo não acontece com os homens, para os quais a traição descoberta costuma incomodar para sempre a ponto de inviabilizar o convivio. Assim, pense bem antes de tomar uma atitude da qual você possa se arrepender depois.

Continua após publicidade

Se, porém, concluir que saber o que acontece na vida pessoal de sua esposa é imprescindível para continuar casado, assuma os riscos dessa investigação e esteja preparado para agir de acordo com suas crenças pessoais sobre fidelidade no casamento. Se o flerte explicito na sua frente incomoda, a traição escondida deve incomodar bem mais. Assim, antes de agir impulsivamente, leve em conta tudo o que você pretende fazer em relação aos comportamentos explícitos e não explícitos de sua mulher.

Se optar por uma conversa aberta, antes de qualquer passo, lembre-se que a tendência dela é negar seus flertes. Assim, pouco adianta fazer perguntas sobre os comportamentos dela. Prefira falar sobre você, sobre o que sente por ela e sobre como pretende agir no relacionamento caso as coisas continuem como estão. E dê a ela a oportunidade de expressar-se sobre o que sente por você, caso se mostre disponível para isso.

Como avaliar se continuo ou não neste relacionamento?

Frente a qualquer resolução sobre a continuidade ou não de um relacionamento amoroso, o mais sensato é fazer um balanço de perdas e ganhos; cada um tem suas qualidades e seus defeitos e cabe aos envolvidos saberem o que podem e o que não podem tolerar. Certamente essa avaliação é extremamente subjetiva e você, que escreve, deve esquecer por um tempo o que os outros vão pensar e levar em conta seus sentimentos, seus pensamentos e suas próprias verdades. Afinal, a opção de se relacionar amorosamente com alguém faz parte das escolhas adultas, livres e conscientes. Cada um escolhe quem quer desde que assuma as consequências de sua escolha.