Por que ter um bom círculo de amizades propicia vida longa?

por Jou Eel Jia

Dia 20 de julho comemora-se o Dia do Amigo.

Continua após publicidade

Vou explicar pela ótica da Medicina Tradicional Chinesa porque ter um bom círculo de amizades faz tão bem à saúde.

O ser humano é um ser social e precisa de outros para refletir sua própria imagem. As relações interpessoais são extremamente complexas.

Isso porque temos o self, (o verdadeiro Eu/essência) que sabe exatamente quem somos. Mas para “sobrevivermos” no convívio social desenvolvemos vários personagens (máscaras). Por exemplo, desempenhamos o papel de filho, de pai, de profissional, de amigo etc.

Muitas vezes para corresponder à expectativa idealizada pelo outro, colocamos uma ‘máscara’ que não corresponde à nossa verdadeira essência (Eu). Isso gera um círculo vicioso entre idealizador e idealizado. Muitas vezes nos projetamos no outro, nossa bondade (ou maldade), gerando uma série de expectativas e ansiedade.

Continua após publicidade

Quanto mais idealizamos, maior a expectativa, angústia e ansiedade. Isso pode inclusive levar à síndrome de transtorno de ansiedade, e até mesmo a se desenvolver um quadro de síndrome de pânico, fobia, depressão e TOC – transtorno obsessivo compulsivo.

O TOC em forma de pensamentos persecutórios e repetitivos somado a expectativas não realizadas geram frustração. Esse quadro pode levar a manifestações de agressividade comportamental, resignação ou depressão que pode ser mental ou física.

A depressão mental é sinal de pânico, fobia etc.

Continua após publicidade

A depressão física é resultado de doenças psicossomáticas como HAS, enxaqueca, colesterol elevado etc.

Importância da amizade

Lembre-se, amigo não é conhecido. A figura do amigo é a figura em quem você confia. Cultivar amizade significa cultivar autoconfiança, compreensão, entendimento e, sobretudo, praticar a tolerância e o perdão.

Cultivar o afeto harmoniza o nosso espírito e regula nossa fisiologia. Isso porque para a MTC, essas atitudes reduzem o excesso de desgaste da energia do coração.