Por que o estresse aumenta entre jovens?

Problemas familiares, falta de dinheiro, conflitos sociais, constante preocupação com prazos, excesso de responsabilidades, combinar estudos e trabalho são algumas das causas que desencadeiam o estresse. E por que está atingindo não só os adultos, como no passado, e cada vez mais pessoas jovens?

Um dos fatores que aumentam essa incidência prematura é a escola, local em que os adolescentes de hoje iniciam todo o processo de “pressão” interna.

Continua após publicidade

Segundo a cardiologista do HCor, Dra. Ieda Maria Liguori, há dois tipos de estresse: agudo – consequente a acontecimentos traumáticos como perda de ente querido, um assalto, doença grave na família, perda de trabalho etc; e crônico – resultante do estresse do dia-a-dia como problemas profissionais, econômicos, e familiares.

A constante preocupação com a escolha da faculdade e com a carreira profissional pretendida e a eterna dúvida do “que vou ser quando crescer?”, são os principais motivos para o jovem apresentar um quadro de estresse. É na escola que os jovens se deparam com esses conflitos e, pressionados principalmente pelos pais, não sabem como lidar com eles e chegam ao “limite”. Além disso, há a obsessiva vontade de se ter o corpo perfeito – baseado no modelo de beleza atual. O estresse gera ansiedade que pode causar inúmeros problemas na saúde e prejudicar os estudos.

Já no trabalho, os adultos sofrem tanto ou mais que os jovens. As inúmeras tarefas e as horas que nunca são suficientes para colocar tudo em ordem são alguns dos motivos. O excesso de responsabilidades, prazos curtos para entrega das tarefas, além do esforço intelectual maior do que o reconhecimento financeiro acaba por aumentar o nível de estresse nessas pessoas.

“Cada vez mais o estresse está atingindo os jovens. Atendemos estes pacientes e percebemos que muito se deve ao aumento dos níveis de cobrança e responsabilidades que lhe são impostas por conta da alta competitividade profissional. E as mulheres estão mais suscetíveis ao estresse porque além de estarem no mercado profissional continuam mantendo as tarefas familiares cotidianas”, relata.

Continua após publicidade

Problemas para o coração

Segundo a cardiologista, o coração de uma pessoa estressada sofre consequências: “O estresse crônico pode levar ao aumento da pressão arterial e taquicardia, e é um dos fatores de risco para coronariopatia. O estresse agudo em adultos e idosos pode causar miocardiopatia adrenérgica, também conhecida por síndrome do coração partido”.

Sintomas do estresse

Continua após publicidade

– Agressividade;

– Perda da vontade de interagir com os outros, dificuldade de se comunicar;

– Irritabilidade;

– Perda de concentração e memória;

– Problemas intestinais (diarreia, constipação);

– Dificuldades para dormir;

– Aumento da pressão arteria;

– Dores de cabeça;

– Ganho ou perda de peso.

Como evitar o estresse

– Praticar atividades físicas regularmente;

– Durma bem;

– Tenha uma alimentação saudável, momentos de lazer;

– Procure métodos de relaxamento (yoga, massagem, ouvir música, aulas de dança etc);

– Aumente o tempo de convívio familiar e social;

– Delegue atividades para evitar sobrecarga de trabalho;

– Evite situações de estresse como trânsito;

– Tenha pensamentos positivos;

– Tenha um hobby (terapia ocupacional);

– Planeje melhor as atividades – lembrar sempre que o dia só tem 24h são algumas das dicas para evitar o estresse.

Para as pessoas que têm sintomas do estresse ou mesmo com histórico de doenças na família, a recomendação é procurar um médico para um diagnóstico preciso.