Entenda o estresse oxidativo e os alimentos ideais para preveni-lo

por Elisa Kozasa

O oxigênio é necessário para nossa sobrevivência, mas paradoxalmente, ao reagir no nosso organismo, produz espécies reativas de oxigênio, talvez mais conhecidas como radicais livres que são altamente tóxicos para as células. Eles podem causar danos às células por afetar muitas moléculas orgânicas, como os lipídeos, as proteínas, os carboidratos e as vitaminas presentes nos alimentos. As espécies reativas de oxigênio também estão relacionadas à origem e progressão de várias doenças.

Continua após publicidade

Os mecanismos de defesa antioxidantes limitam os níveis de radicais livres dentro das células e podem impedir a indução de danos. Os antioxidantes são agentes responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células.

A utilização de compostos antioxidantes encontrados na dieta são um dos mecanismos de defesa contra os radicais livres. Dentre esses compostos podemos citar a vitamina C, a vitamina E, o ß caroteno, os flavonoides, o selênio, dentre outros. O mais importante, é que eles podem ser encontrados nos alimentos. Por exemplo, a vitamina C está presente nas frutas cítricas como a laranja e o limão; a vitamina E, em óleos vegetais; o caroteno em vegetais amarelos como a cenoura; os flavonoides em vegetais como o brócolis e no vinho tinto; e o selênio é encontrado na castanha-do-Pará.

O estudo de tecidos de pacientes que morreram e apresentavam desordens neurodegenarativas, incluindo doença de Parkinson e Alzheimer, claramente mostravam aumento desses radicais em regiões cerebrais afetadas.

Não é muito claro o quanto esses radicais contribuíram para o desenvolvimento da doença, e o quanto são consequência, mas o fato é que eles estão presentes nesses tecidos.

Continua após publicidade

Outras doenças relacionadas à presença de radicais livres são o câncer, diabetes, aterosclerose, deficiências imunológicas, dentre outras.

Alguns pesquisadores preconizam dietas ricas em antioxidantes no intuito de evitar essas doenças.

A saúde, em outras palavras, está ligada a uma alimentação balanceada e rica em frutas e vegetais, dentre outros alimentos. Eles precisam estar presentes em uma dieta saudável. Nesse sentido é importantíssimo habituar as crianças desde pequenas a ingerir quantidades razoáveis desses alimentos para que cresçam e principalmente envelheçam saudáveis. Para aqueles que não são tão jovens também vale a recomendação de procurar alimentar-se melhor.

Continua após publicidade

Dicas de leitura:
Andersen JK. Oxidative stress in neurodegeneration: cause or consequence? Nature Reviews Neuroscience 5, S18–S25 (2004).
Bianchi MLP, Antunes LMG. Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Rev. Nutr. 12(2):123-130. 1999