Nuno Cobra dá dicas fáceis para você não se estressar no trânsito

por Nuno Cobra

O atual trânsito não condiz com a vida humana, principalmente em São Paulo, onde os congestionamentos ultrapassam os 200km de extensão nos horários de pico. São tantos carros ao mesmo tempo nos mesmos locais, parece que de uma hora pra outra tudo vai explodir!

Continua após publicidade

Motorista

O motorista sem se dar conta, recebe uma agressão extraordinária desse ambiente confuso e descontrolado. O estresse vagarosamente toma conta de sua mente. Suas respostas no trânsito passam a ser agressivas e incontroláveis.

É interessante perceber que aquela pessoa que acabou de ser pedestre, ao entrar num carro, se esquece completamente disso e fica raivosa, parece querer passar por cima deles.

Some a tudo isso: buzinas infernais, trânsito parado e um sincronismo estarrecedor dos controladores (sinais) de trânsito, sempre fechados na próxima esquina.

Continua após publicidade

As pessoas ficam num frenesi incontrolável, passando a não mais trabalhar com o cérebro, e passam a ter um descontrole emocional surpreendente. Pequenas discussões se transformam numa agressão sem fim, entre dois malucos que querem se matar, levando muitas vezes a mortes estúpidas.

Por que reagimos com tanta ferocidade?

As transformações sociais se deram muito rápido, faz pouco mais de 100 anos que inventaram o carro e tudo se transformou nessa balbúrdia, mas as mudanças orgânicas levam milhões de anos. Dessa forma, a quantidade de adrenalina que é carreada para a corrente circulatória, numa simples discussão no trânsito, é igual aquela que caía na corrente circulatória há milhões de anos, para fugirmos de forma muito eficiente e agressiva dos nossos predadores. Então não entre numa discussão, pois se entrar, você pode explodir.

Continua após publicidade

Por isso volta e meia temos o início de pequenas discussões que acabam em morte no trânsito. Passado o efeito da adrenalina, fica a tristeza e o arrependimento que não resolvem mais nada.

Procedimentos para não se estressar no trânsito

1º) Espreguice e relaxe

Naquele engarrafamento enfadonho, feche os vidros e ligue o ar-condicionado. Busque vascular mais o cérebro fazendo repetidos espreguiçamentos.

Após isso, faça grandes tomadas de ar, isto fará com que o cérebro fique mais lúcido e oxigenado diminuindo os giros mentais e a freqüência cardíaca. Isto vai possibilitar uma visão deste caos com um olhar de 'helicóptero', como se você estivesse fora dele. Quanto mais caótica for a situação, mais você deve se espreguiçar e realizar tomadas de ar cada vez mais profundas e relaxadas.

Isto lhe trará um controle emocional. Aliás, nem é um controle emocional, mas o resultado de um mecanismo absolutamente funcional e orgânico. Quando você respira profundamente e lentamente, após uma espreguiçada, você se modifica completamente, passando para um outro nível de entendimento e tolerância. A origem primeira da felicidade é respirar e relaxar seu organismo, que ficará mais perfeito e em equilíbrio.

2º) Escute, mas não preste atenção

As pessoas podem falar o que quiser pra você, mas não leve a sério. Escute, mas não preste atenção. Se reagir entrará em contato com o 'vírus 'do outro que está desnorteado. Isso derrama adrenalina na corrente circulatória, o que provoca danos à saúde: eleva os níveis mentais e a freqüência cardíaca, destrói neurônios, as pernas amolecem, a fala e os movimentos ficam prejudicados. Até o momento em que você não reage, estará em plena proteção do seu organismo, em plena saúde.

3º) Saia com sua mente do caos

Saia com sua mente do trânsito caótico, viaje através dela para os momentos prazerosos, como o lazer em casa, a ida com a família ao shopping e lugares aprazíveis como o mar, a montanha…

4º) Movimentos e alongamentos

Alongue-se, inclusive a musculatura das costas, estique as pernas; coloque a mão atrás do pescoço, depois traga o pescoço para frente, tentando tocar o queixo no peito.