Encontre seu eu superior

por Patricia Gebrim

Dentro de todos nós existe um "Eu" (vou chamar de Eu Superior) que reflete as nossas mais belas qualidades. Faz parte desse Eu a nossa sabedoria, a nossa capacidade de amar, a nossa força, a nossa coragem, a nossa luz. É ele quem nos indica sabiamente a direção a tomar quando estamos perdidos, é ele quem nos encoraja a superar obstáculos e nos empurra com firmeza em direção à vida e ao crescimento. É ele que nos ajuda a acreditar em nós mesmos, a amar e a perdoar.

Ilustração: Patricia Gebrim

Continua após publicidade

Você não gostaria de ter alguém assim ao seu lado?

Mas você pode estar se perguntando, se todos temos dentro de nós um Eu Superior, porque tantas vezes nos sentimos perdidos, apegados a situações limitadoras, abandonados e absolutamente sós?

Bem, imagine a sua vida como se fosse uma floresta. Visualize essa floresta com vários tipos de plantas, muitas delas medicinais. Vizualize também pedras, grandes e pequenos animais e tudo o mais que faz parte de uma floresta, da sua floresta. Imagine agora que nessa floresta exista uma pequena rosa azul, meio escondida pela vegetação, e que essa rosa tenha a capacidade de curar todas as suas doenças, sejam elas do corpo, das emoções, da mente ou da alma.

Imaginou?

Continua após publicidade

Pois bem… talvez você caminhe por essa floresta por toda uma vida e nunca sequer repare naquela flor. Talvez esteja sempre tão apressado, que nunca tenha sentido o suave aroma de suas pétalas, nem reparado na vibrante tonalidade daquele azul. Talvez você prefira acreditar que rosas azuis não existem. E se você acreditar nisso, eu lhe digo, assim será. E a sua rosa permanecerá lá, intocada, sem ser descoberta, por toda a sua vida.

Rosas azuis existem? (a decisão é sua)

Assim é seu Eu Superior. O tempo todo (agora mesmo!) ele está aí, dentro de você, esperando que você o descubra. Sua presença é sutil, e para encontrá-lo você precisa aprender a valorizar essa sutileza. Você percebe como a sua mente é barulhenta? São pensamentos e mais pensamentos se repetindo, um após o outro, falando sempre as mesmas coisas, rodando e rodando até que você se sinta cansado ou, como diz uma grande amiga minha, até ficar com a "cabeça gorda" de tanto pensar!

Continua após publicidade

Como ouvir a voz de seu Eu Superior em meio a tanta agitação? Como sentir o suave aroma de uma rosa azul meio escondida entre as folhagens, se você sempre passa correndo pela floresta sem nem mesmo perceber que lá é a sua verdadeira morada?

Quantas vezes você pára um pouco a sua vida para estar mais próximo de você mesmo? Observe sua rotina. Você tem momentos de silêncio em sua vida? Consegue ficar só com você mesmo? Sem ler nada, sem conversar, sem TV ??? Por "cinco" minutos?

Cinco minutos para você!

Para aqueles que querem reencontrar seu Eu Superior e não sabem por onde começar, eu vou propor um começo. Vai parecer fácil, mas se você tentar "meeesmo" colocar isso em prática, verá que não é tão fácil assim. Bem, a minha proposta é que você dedique a si mesmo, e só a você, cinco minutos, todos os dias. Apenas cinco minutos. Cinco minutos em que você feche os olhos e se imagine entrando na sua floresta, em busca da sua rosa azul. Que tal?

Acredite, você precisa se voltar para dentro, porque você não vai encontrar seu Eu Superior no mundo externo. Você precisa entrar na floresta, precisa reencontrar sua natureza interna, ouvir seu ritmo, lembrar-se de quem você é. E então, quando você tiver reatado contato com essa parte luminosa de você, poderá voltar-se para fora e descobrirá que essa luz estará em tudo o que existe, como se a separação entre o dentro e o fora deixasse de existir. Quando você se torna sagrado, percebe que tudo é sagrado também.

Os momentos da minha vida em que me senti mais próxima de meu Eu Superior foram momentos simples.

Tive uma ideia… Vou dividi-los com vocês. Deixem me lembrar… ah… quando brinquei com minhas cachorras naquelas poças de água. Ou quando eu era criança e me deitava à noite naquele colchonete velho, lá na casa de Ubatuba e ficava sozinha olhando para o céu. Ou naquela vez em que saí para pescar ao luar com meu pai e tudo se tornou magicamente perfeito. Na verdade, não importa tanto "o que" se esteja fazendo, e sim "quem estamos sendo". Encontrar o Eu Superior é estar plenamente presente, aceitando tudo como é. É tornar sagrado o momento, seja ele qual for. É ter a noção de que a vida é um pequeno sopro que acontece num instante tão mínimo, que não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar um segundo sequer.

Agora mesmo você pode sentir o que estou tentando lhe dizer, se perceber o quanto este exato momento é único em sua vida. Este exato momento em que você lê estas linhas no seu computador nunca se repetirá. Este momento contém tudo o que você precisa para reencontrar seu Eu Superior, e com ele a totalidade da Vida. Basta que você mergulhe nele, agora mesmo, como se não existisse nenhum passado e nenhum futuro. Como se este momento fosse a sua única chance de tocar a felicidade. E é!

Quando reencontramos o nosso Eu Superior e aprendemos a mantê-lo em nossas vidas, tudo adquire um novo significado. Nossa visão se amplia, nossos sentidos se refinam, nossas emoções se acalmam, nosso pensamento adquire a clareza cristalina de um lago de águas límpidas e tranquilas. Finalmente nos sentimos em paz, mesmo em meio aos movimentos, muitas vezes caóticos, da vida. É como se encontrássemos um lugar seguro e sempre disponível dentro de nós.

No entanto, como nos mitos que falam de um santuário sagrado escondido no topo de alguma montanha, por mais que existam indicações, acreditar e iniciar essa busca é algo que só você pode fazer.

De minha parte, desejo-lhe a melhor das jornadas!