Meus chefes me dão funções não ligadas ao meu cargo e formação. O que faço?

por Roberto Santos

"Sou Coordenadora de Comércio Exterior. Tenho conhecimentos em várias funções e por isto meus empregadores cada vez mais me dão responsabilidades que não têm a ver com o meu cargo e formação. Eles não me promovem, nem aumentam meu salário e nem tenho reconhecimento. Deixei claro minhas insatisfações e me fizeram promessa de aumento de salário imediato. Só que nada acontece e recebi meu salário com o mesmo valor. O que faço?"

Continua após publicidade

Resposta: Sua consulta é bastante complexa e extensa e mantê-la na íntegra poderia facilitar sua identificação e causar-lhe problemas.

Permitindo-me resumir seu problema: já seria hora de mudar de emprego?

Você está há quatro anos na empresa, fazendo o que não gosta e se sente preparada, é reconhecida pelos patrões dando-lhe mais trabalho e mais promessas nunca cumpridas, pouco incentivo financeiro, às vezes você se sente no fogo cruzado dos familiares que mandam na empresa que inclui acessos de fúria e quando você ameaça sair, eles prometem mais e continuam não cumprindo. Seria isso?

Talvez a própria apresentação de seu problema dessa maneira, já lhe permita perceber que você pode estar numa rota de estresse, frustração e infelicidade, com consequências malignas para todos envolvidos.

Continua após publicidade

Existe aquela expressão de que "menos de uma coisa pode ser mais ou melhor", ou seja, você poderia pensar que se fosse menos competente e disposta a colaborar, aprendendo e fazendo coisas novas, a ponto de os patrões quererem passar toda a administração para você, você não seria abusada por eles. Porém, no longo prazo de sua carreira, considerando o lugar certo, com as pessoas certas para trabalhar, você estaria totalmente correta agindo como tem agido em sua empresa atual. Tomar iniciativas e estar aberta para aprender e contribuir com novas competências, é a palavra-chave de um mundo cada vez mais turbulento e competitivo. Não é você que está errada, são seus empregadores.

Aquela máxima que gosto muito: "As pessoas não deixam as empresas, deixam os chefes" é 100% aplicável aqui, só falta você acreditar mais em você para procurar sua realização com outro chefe em outro lugar, onde haja justiça e respeito no tratamento, mesmo que receba mais atribuições devido a seu talento.

Não espere chegar na situação de desespero para sair.

Continua após publicidade

Boa sorte!