Dá certo fazer exercício em casa?

por Simone Sarti

Muita gente opta por comprar uma bicicleta ergométrica ou uma esteira para se exercitar em casa. Geralmente, por não ter tempo de ir a uma academia ou achar que é mais econômico. Será que dá certo? Vamos colocar os pontos positivos e os negativos – sem considerar as pessoas que pensam em contratar alguém para orientá-las.

Continua após publicidade

Pontos positivos

Você pode voltar do trabalho, ir direto para casa sem ter que perder mais tempo no trânsito, para se deslocar até uma academia.

Se preferir fazer ginástica no período da manhã, você pode dormir um pouquinho mais, pelo mesmo motivo: perda de tempo até uma academia.

Terminou seu treino, direto para o banho, sem ter que carregar sacola, toalha, shampoo, etc.

Continua após publicidade

Fora os horários predeterminados para seu exercício, você também pode aproveitar qualquer outro horário livre, inclusive aos domingos.

Você não vai ficar com a consciência tão pesada, se não der para fazer um dia, pois vem aquela velha frase: "Pelo menos não estou pagando mensalmente e faltando às aulas", apesar de você já ter investido um bom dinheiro nisso.

Outro lado

Continua após publicidade

Você precisa ter um local específico e adequado para colocar seus aparelhos. Do contrário (no quarto, por exemplo) eles acabam virando cabides.

Você precisa estar realmente determinado a fazer seus exercícios. Isso significa se desligar mesmo da casa, não atender campainha, nem telefone, do contrário, seu treino irá por "água abaixo".

A maioria das pessoas se exercita porque precisa ou porque sabe que é muito importante, outras mais para "desencargo de consciência", mas poucos se exercitam porque realmente gostam e para os que querem se exercitar em casa, façam primeiro essa pergunta: "Eu gosto de me exercitar, de fazer ginástica?" Porque em casa você provavelmente não vai ter muito incentivo nem motivação.Você vai fazer seus exercícios sozinho.Talvez você consiga um companheiro que por coincidência tenha livre os mesmos horários que você, então vai precisar investir em mais um aparelho e um pouco mais de espaço.

Por fim e de suma importância, você não terá orientação, observação constante, incentivo, um programa definido, saber o momento ideal para mudanças, aumento de intensidade, avaliações e correção da postura durante a prática.

Sem querer desmotivar ninguém, pelo contrário, acho que hoje em dia ninguém deve ficar sem exercícios, mesmo que não se tenha objetivos de performance. Que seja para relaxar, soltar as tensões, isso é muito importante! Antes de se aventurar sozinho num programa de exercícios, pense em todos esses pontos e principalmente converse com um profissional de educação física, para que ele lhe dê dicas e orientações possíveis de se dar 'à distancia'.