Qual exercício é mais indicado para fortalecer a vagina?

por Milena Liste

Resposta: O fortalecimento dos *músculos perineais contribui fortemente para a saúde da mulher. A **continência urinária e a melhoria na vida sexual são alguns dos benefícios.

Continua após publicidade

No pós-parto e aleitamento, a parturiente retorna mais rápido e de uma forma saudável à vida normal com essa prática. Para fortalecê-los você deve estar com a bexiga vazia.

Num local calmo, de preferência deitada, joelhos dobrados e afastados você contrai a sua vagina. Pode contrair rápido, contraindo e soltando 10 vezes.

Depois, na mesma posição, realize a contração lenta, contraia a vagina, segure essa contração por 5 segundos e solte. Repita 10 vezes. A contração lenta, pode ser realizada sentada ou em pé, desde que você se concentre e realize a contração perineal corretamente. Após 4 a 6 semanas voce sentirá a diferença. Pratique diariamente.

* Musculatura situada na região que constitui a base do púbis, onde estão situados os órgãos genitais e o ânus.

Continua após publicidade

** Incontinência urinária é qualquer perda urinária involuntária em qualquer quantidade de urina. A continência urinária é portanto a capacidade normal e habitual de conter urina na bexiga. A partir de 120ml de urina na bexiga aproximadamente, há um sinal para o sistema nervoso que há urina e a bexiga deve contê-la ou segurá-la. Essa propriedade de segurar urina na bexiga, é chamada de continência urinária. Algumas pessoas a partir de qualquer volume de urina sentem o desejo de urinar (urgência urinária), outras nem percebem a perda de urina involuntária, seja por gotejamento ou jatos maiores ao tossir, espirrar, dar risada ou devido a esforços maiores. Outras perdem urina durante a noite, dormindo, é a chamada enurese noturna.